Pão sanfona de laranja, ou pull apart bread diferente

Pão sanfona de laranja, ou a melhor tradução que eu arranjei pra esse pão todo fatiado e cheio de recheio!

pão sanfona de laranja

Sabe o tal pull apart bread? Pull apart quer dizer que você pode puxar com a mão e vai sair um pedaço direitinho, sem precisar de faca nem nada. Normalmente esse nome é usado para pães assados em bolinhas cobertas com manteiga ou glacê, ou algo parecido.

Tipo o nosso pull apart bread de calabresa

Só que esse não é feito em bolinhas e sim em fatias, por isso esse efeito que me lembra uma sanfoninha. Enfim, pull apart ou sanfona, o resultado é um pão doce fofinho e úmido com recheio super aromático de laranja! E embora nessa minha explicação toda eu possa ter dado a impressão de ser lago difícil de fazer, até que não. O passo a passo é simples e bem customizável. Coisa que a gente ama por aqui!

Imaginei o recheio tradicional de manteiga, açúcar e canela no lugar da laranja. Ou uma camada generosa de nutella… Pra quem prefere a versão salgada dá pra trocar o açúcar por queijo ralado e as raspas de laranja por orégano. Ou bacon picadinho… Deu pra entender né? Pega a massa base e a técnica e inventa a vontade! E depois me conta nos comentários como ficou o seu pão sanfona!

pão sanfona de laranja

Pão sanfona de laranja – original aqui

massa:
2/3 xícara de leite morno
2 colheres sopa de manteiga
1 colher sopa de óleo
1/3 xícara de açúcar
2 1/4 colheres chá de fermento biológico seco
2 ovos
2 3/4 ´xícaras de farinha de trigo
2 colheres chá de extrato de baunilha
1 colher chá de sal

recheio:
3 colheres sopa de manteiga pommade
raspas de 1 1/2 laranja – grandes
1/2 xícara de açúcar mascavo

Para começar a massa junte o leite, o açúcar e o fermento, misture e deixe descansar por 10min. Derreta a manteiga e junte o óleo, o sal, a baunilha e a mistura de fermento. Misture bem e comece a adicionar a farinha. Vá sovando a massa e adicionando a farinha até conseguir uma massa lisa e bem macia. Se tiver uma batedeira com gancho deixe ela bater por cerca de 5-7min. Transfira a massa para uma vasilha untada com óleo e cubra com a tampa ou um plástico. Deixe descansar por cerca de 1h, ou até praticamente dobrar de tamanho.

Prepare a forma: unte com manteiga e forre o fundo com um retângulo de papel manteiga, e unte o papel também.

Em uma superfície enfarinhada abra a massa formando um retângulo de cerca de 30x50cm. Pincele a manteiga do recheio sobre toda a superfície da massa, cubra com o açúcar e as raspas de laranja. Corte a massa, no sentido do comprimento, em 6 tiras iguais. Coloque as tiras de massa uma em cima da outra formando 2 pilhas com 3 camadas de massa. Corta cada uma das pilhas de massa em 6 quadrados. Coloque esses quadrados de pé na forma, um na frente do outro. Pra facilitar a vida eu deixo a forma inclinada, quase em pé, e vou empilhando os quadrados de massa; depois é só deitar a forma e tá tudo arrumadinho.

Deixe a massa descansar mais uns 45min. Aqueça o forno a 200C e asse o pão por cerca de 40min, ou até dourar. Se quiser cobrir com um glacê espere o pão esfriar completamente. O glacê que usei é açúcar de confeiteiro e um pouco de suco de laranja (sem medidas).

——————————-
Em 2016: Cestinhas de omelete