Licor de acerola, na receita mais fácil de mundo

Licor de acerola, lindo, perfumado e equilibrado! E, claro, tão fácil que eu tô quase sem nada pra escrever nesse texto…

licor de acerola

Os posts de drinks já costumam ser um problema pra mim na hora de criar um texto. É que as receitas são bem simples, e isso resulta em duas coisas: poucas possibilidades de mudança, e pouca coisa pra explicar. Ainda assim, tento dar um contexto da criação do drink, ou conto como ele chegou até mim…

Mas nesse caso a coisa complicou pra mim, enquanto facilitou pra vocês. É que a receita não tem medidas! A receita desse licor de acerolas é tipo minhas receitas de geleia: tudo depende do rendimento do passo anterior. E nesse caso são só dois passos: saboriza a vodka e adiciona o xarope. Simples né? E a origem? Um licor de pitangas, que vi no Cantinho Passatempo, na mesma semana que um bom punhado de acerolas chegou aqui em casa! Acabei não me baseando na receita de lá, e sim nos licores anteriores aqui do Cozinha. Mas ainda assim fica a dica.

E agora acabei conseguindo um textinho até que bem elaborado contando tudo isso, hein? Agora corre pra receita, que pode ser feita com várias outras frutas. E depois me conta como ficou seu licor, certo?

Licor de Acerola

Acerolas
vodka – pode ser uma pinga suave
água
açúcar – qualquer um

Coloque as acerolas em uma garrafa e acrescente vodka o suficiente para cobri-las. Chacoalhe bastante, sem dó, para amassar um poucos as frutas. Tampe bem e deixe descansar por 2-3 dias. Daí é só coar a vodka. Para um licor bem translúcido use um filtro de papel; uma peneira vai resultar em um licor tão gostoso quanto, mas menos transparente.

Meça a quantidade de vodka e acrescente a mesma quantidade de xarope simples, já frio. Para o xarope é só ferver 1 parte de água para 1 parte de açúcar. Normalmente 1 xícara de água + 1 xícara de açúcar rendem cerca de 1 1/4 xícaras de xarope.

Depois de misturar a vodka saborizada com o xarope é só guardar na geladeira em uma garrafa bem tampada.

—————————————-
Em 2015: Berinjela a parmegiana
Em 2016: Biscoitinhos de Queijo e Sal Amoníaco