Panquecas de forno, deixando a vida mais prática

Panquecas de forno, o sabor e a fofura das panquecas com a praticidade de apenas colocar no forno e pronto. Ou só mais um desculpa pra comer panquecas o dia todo…

panquecas de forno

Quando vi essa receita de panquecas meu primeiro pensamento foi o de sempre: nem sonhando esse trem vai dar certo! Um forno funciona de forma muito diferente de uma frigideira ou uma chapa. E não é fácil conseguir a mesma textura usando métodos de cozimento tão diferentes. E realmente, essas panquecas não são iguais as receitas que já apareceram por aqui. Mas isso não quer dizer que não sejam uma delícia!

panquecas de forno

A massa leva buttermilk, que eu sempre troco por leite com limão, e amido de milho, que eu nunca tinha visto em massa de panqueca. Mas o resultado são panquecas de forno úmidas e doces na medida, e praticamente tão fofinhas quanto um bolo. Na verdade se a forma usada for pequena, elas parecem mesmo um bolo. E isso vai depender da sua vontade claro! Para panquecas mais finas uma forma maior, e por aí vai. Dá até pra fazer panquecas redondinhas! Basta usar algumas formas de cupcakes e colocar apenas uma colherada de massa em cada cavidade. Vi dar trabalho pra limpar as formas depois? Até vai, mas o resultado fica super fofo.

Eu confesso que fui pro lado prático: fiz apenas algumas na forma de cupcake pra ver se funcionava; o resto da massa foi todo para um tabuleiro de bolo.

panquecas de forno

Últimos detalhes? Não deixe a panqueca dourar no forno. A tentação de uma massa douradinha é forte, mas isso vai ressecar o interior da panqueca e ela vai perder metade da graça. Pra quem faz questão do dourado, ou dessa marca de queimado que a frigideira deixa, tem truque no final da receita. Pra efeito de comparação: nas mini panquecas eu usei um maçarico, para as cortadas do tabuleiro eu não usei nada para dourar. Agora me conta no comentários: qual sua cobertura favorita para panquecas?

panquecas de forno

Panquecas de forno – original aqui

1 xícara de farinha de trigo
3 colheres sopa de açúcar
6 colheres sopa de amido de milho
2 1/2 colheres chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
1 ovo
1 xícara de leite + 1 colher sopa de limão
3/4 colher chá de essência de baunilha
25g de manteiga sem sal

Misture o leite com o limão e deixe descansar por 20min. Derreta a manteiga e também deixe amornar antes de usar.

Em uma vasilha misture todos os ingredientes secos; adicione o ovo, a baunilha e a manteiga e misture bem. Vá juntando o leite azedo e misturando delicadamente até que a massa esteja homogênea. Transfira a massa para uma forma untada e leve ao forno (230C) até que asse completamente.

Para saber se está pronta é só fazer o teste do palito, assim que o palito sair limpo pode tirar do forno; se for esperar a panqueca dourar ela acaba ficando seca.

Pra quem quer panquecas douradas como as de frigideira: depois de tirar do forno pincele um pouco de manteiga sobre a panqueca e doure com o grill ou com um maçarico.

————————–
Em 2015: Broinhas caxambu