Pasteis de chocolate com nutella

Pasteis de chocolate recheados com uma ganache de nutella! E pasteis assados pra facilitar a vida. Quer mais facilidade? Tem também!

pasteis de chocolate com nutella

Normalmente, quando se fala em fazer pastel em casa, facilidade não seria uma palavra muito associável. Mas nesse caso acho que dá pra encaixar. E de quebra ainda conseguir uma receita deliciosa! Ou duas?

Essa receita chegou pra mim com o nome de hand pies, algo como tortinhas pra comer com a mão. Sabe aquela tortinha de maçã que vendia (ainda vende?) no McDonald’s, mas que não parece nada com torta? Esse tipo de coisa. Só que né, muito mais simples chamar logo de pastel, no máximo pastel assado. Embora eu ache pasteis de chocolate um nome muito mais amigável…

Fui experimentar e me apaixonei! Enquanto a gente tá fazendo a massa parece que vai dar tudo errado… Como a manteiga não deve ser totalmente incorporada na massa a aparência da massa crua não é das melhores. Mas esse é um dos grandes segredos: esses blocões de manteiga acabam pseudo-folhando a massa! O resultado? Pasteis de chocolate que lembram muito massa folhada! E aí já entra minha primeira ideia pra outros pratos: use essa massa para fazer uma torta mesmo! Dessas cujo recheio não precisa ir no forno, então asse a massa sozinha e sem colocar peso que é pra ela “folhar” o máximo possível.

pasteis de chocolate com nutella

Meu único porém na massa: eu teria colocado uma colherada a mais de açúcar. Mas eu sou uma formiga inveterada que gosta das coisas beeem doces. Se for fazer a torta com um recheio menos doce (mousse de maracujá tá na minha mente agora) com certeza vou adoçar um pouco essa massa.

O recheio foi outro que me deixou na dúvida. Tem certos ingredientes que eu acho que funcionam melhor sozinhos, sem nada para mascarar seus sabores. Mas o chocolate e a nutella acabam funcionando muito bem juntos. O sabor fica mesmo mais suave, mas ainda presente. Ou seja, dá pra adivinhar que são pasteis de chocolate COM nutella. E a textura fica muito melhor do que seria se recheasse com a nutella pura.

Pra quem não consome nutella, dá pra usar uma ganache simples também. Ou variar com outros recheios, como uma geleia por exemplo.

Mais duas dicas bem preciosas! No vídeo eu não pincelo a massa com clara antes de fechar os pasteis. Devia ter feito isso, já que alguns acabaram abrindo um pouco. Faça isso, é um passo fácil e rápido que vai garantir um resultado melhor! E pra facilitar ainda mais a vida: congele os pasteis já fechados e deixe pra assar quando quiser!

Pasteis de chocolate e nutella – original aqui

1 xícara de farinha de trigo
2 colheres sopa de cacau em pó
1 colher sopa de açúcar
1/2 colher chá de sal
100g de manteiga sem sal gelada
3-4 colheres sopa de água gelada
50g de chocolate meio amargo
3 colheres sopa de creme de leite – usei de caixinha
3 colheres sopa de nutella

1 clara + açúcar cristal para a montagem

Em uma vasilha misture farinha, cacau, açúcar e o sal. Pique a manteiga em cubos e junte nessa mistura. Com um garfo vá amassado a manteiga e misturando na farinha, formando uma farofa. Não deixe que a manteiga incorpore totalmente, deixe alguns pedaços de manteiga inteiros. Vá acrescentando a água aos poucos e misturando tudo, até conseguir uma massa lisa e coesa. Envolva em plástico e leve para a geladeira por cerca de 2h.

Enquanto isso prepare o recheio: derreta o chocolate e misture com o creme e a nutella. Quando conseguir um creme homogêneo leve para a geladeira por cerca de 1h.

Abra a massa em uma superfície enfarinhada e corte círculos, reaproveite as rebarbas da massa para fazer novos círculos. Recheie cada pedaço de massa com uma pequena colherada do recheio. Resista (bravamente) a tentação de colocar recheio demais. Pincele um pouco de clara nas bordas dos círculos e feche-os formando os pasteis. Com um garfo aperte bem as emendas e transfira-os para uma forma. Volte com tudo para a geladeira por mais 15minutos. Então pincele o restante da clara sobre todos os pasteis e cubra com um pouco de açúcar cristal. Leve ao forno, aquecido a 180C, até que assem completamente. Espere esfriar antes de servir.

—————————
Em 2016: Pasteis de brigadeiro, esses são fritos!