Baileys caseiro, quase uma batida irlandesa

Baileys Irish Cream em versão caseira com medidas fáceis e poucos ingredientes. Ah sim, e que é só bater tudo no liquidificador!

baileys caseiro

É eu sei, a frase pode parecer meio chamativa, mas foi isso que pensei quando vi essa receita a primeira vez. O Baileys é uma espécie de licor (será que dá pra chamar assim?) típico da Irlanda; e que todo março aparece nas minhas timelines. É dia de São Patrício chegando e as receitas em homenagem a Irlanda começam a pipocar. E com elas vários jeitos de servir ou usar a bebida como ingrediente.

Mas ainda assim não é comum ver essas garrafas nos mercados, ainda mais em cidades pequenas. Então quando vi que dava pra fazer uma versão caseira, e que não precisava de nenhum ingrediente maluco, fiquei bem feliz. Fui pro site oficial da Baileys pra ver se as duas listas de ingredientes batiam e até que são bem parecidas: whiskey, creme, cacau, baunilha…

Parece muito também com as nossas batidas dos anos 80-90, então prepare-se para sabores familiares a frente.

E falando nos ingredientes, um único vai fazer toda a diferença: o goró. Não precisa comprar o leite condensado mais caro, a receita não vai no fogo então não tem perigo de cristalizar. O creme de leite não precisa ser fresco, aquele de latinha tá ótimo. Baunilha? Se você tem favas sobrando beleza, mas eu usei essência e deu tudo certo. Agora, quanto melhor seu whiskey melhor, será seu Baileys. Isso quer dizer que você tem que ir direto pra embalagem mais cara? Só se você é do tipo que entende horrores, vai sentir diferença e tá com a conta bancária podendo. Se não é o caso, escolha o que você já tem costume de beber e pronto. E pra quem não tem costume, vale sim começar com um mais simples e ir apurando o gosto com o tempo.

Baileys caseiro – original aqui

1 colher sopa de cacau em pó
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado
1 colher chá de essência de baunilha
1 1/2 xícara de whiskey

Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Guarde na geladeira, em uma garrafa tampada. Sirva gelado e/ou com pedras de gelo.

————————–
Em 2015: Sugar Cookies
Em 2016: Creme de ricota com chocolate