Cupcakes veganos com cobertura e tudo

Cupcakes veganos com bolinho de chocolate e uma cobertura muito louca que vocês nunca vão adivinhar de que é feita! E sim, isso parece um clickbait, mas a receita é boa mesmo assim!

cupcakes veganos

Tem tempos que tô procurando receita de coberturas e recheios pra bolo que não tenham lactose. E como é difícil achar alguma coisa assim que não leve toneladas de leite ou óleo de coco. Nada contra o leite de coco. Inclusive já tivemos uma cobertura prestígio por aqui que é uma delícia. Mas quanto mais opções para diferentes cupcakes veganos melhor né?

Foi aí que vi no Instagram os bolos maravilhosos da Mara Cakes, e ouvi falar pela primeira vez na tal pasta de feijão branco. Isso mesmo, feijão branco! Eu não devia ter ficado tão surpresa, principalmente depois das jujubas de feijão. Mas ainda assim precisei fazer a receita duas vezes pra chegar em algo que eu realmente pudesse dizer: delícia!

Mudei muitas coisas na receita original? Nem tanto, só aumentei um pouquinho o açúcar pra acertar mais ao meu paladar. E taquei bastante baunilha por medo de ficar um  gostinho de feijão. Acabou que não ficou, o sabor é suave e doce na medida, e a consistência é super leve! Ainda testei o corante em gel pra chocolate e funciona numa boa, então pode aproveitar caso tenha em casa.

cupcakes veganos

Últimas dicas? Descasque os feijões caso queira uma cor viva e de tons quentes. Se for usar corantes escuros e de tons frios pode deixar as cascas. A cor final será mais cinzenta, mas as cascas ficarão de fora na hora da peneira. E quanto mais cozido o feijão mais fácil a vida na hora de passar pela peneira, então sem preguiça de deixar na pressão.

Mais duas coisas: Primeiro que eu coloquei pra esfriar já no saco de confeiteiro e achei que tinha gelado quanto não tinha (o interior ainda estava quente); tenha mais paciência que eu pois quanto mais gelado mais firme vai ficar. E segundo que esses cupcakes veganos são a junção de duas receitas daqui. Os bolinhos de chocolate vieram desse post, que também tem vídeo com passo a passo.

Cobertura de feijão para cupcakes veganos – original aqui

2 xícaras de feijão branco
1 1/2 xícara de açúcar cristal
2 colheres sopa de essência de baunilha
corante favorito

Deixe o feijão de molho por 3-5horas. Descasque o feijão, o melhor que der, e transfira para uma panela de pressão. Cubra o feijão com água, pelo menos uns 2 dedos acima do feijão, e leve ao fogo. Quando a panela pegar pressão baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15min. Dependendo pode precisar de mais alguns minutos, mas no meu caso o feijão já virou uma pasta com esse tempo. Se o seu ainda estiver inteiro, passe pelo processador ou liquidificador com um pouco da água do cozimento.

Passe o feijão batido por uma peneira, para evitar qualquer grumo, e junte com o açúcar em uma panela. Leve ao fogo médio e cozinhe até que comece a soltar do fundo da panela. Adicione a baunilha e assim que incorporar tire do fogo. Adicione o corante escolhido até atingir a tonalidade que quiser e leve para a geladeira.

Quando a pasta estiver gelada é só usar como preferir. Eu passei para um saco de confeiteiro com bico pitanga e enfeitei esses cupcakes de chocolate, também veganos. A massa desses bolinhos é a mesma desse vídeo:

—- ———- ——— —-
Em 2016: Sequilhos