Ampersand

Ampersand, pode ser o nome em inglês do sinal &, mas também pode ser um drink docinho e aromático. E hoje vamos de drink mesmo!

ampersand

Esse drink me conquistou por dois motivos principais: a facilidade de fazer e medir, e a combinação dos ingredientes. Achei muito inusitado misturar conhaque com vermute, e o Gin só aguçou mais ainda minha curiosidade. Acabei não seguindo a receita como deveria porque ela pede por Old Tom Gin, que é mais suave; e eu só tinha London Dry, que é mais seco. Mas ainda assim o resultado foi incrível. Portanto não deixe que “detalhes” como esses te impeçam de experimentar.

Aliás, o vermute também varia. No Diffords Guide o Ampersand pede por vermute tinto doce. Se for usar esse, eu aconselho finalizar com uma casquinha de laranja.

E o nome, coisa com a qual eu sempre implico, acabou se mostrando com algum sentido, embora a história não seja nada fantástica. Parece que lá pela década de 30, quando o drink foi criado, a garrafa de vermute usado tinha um & no rótulo. E do nome, em inglês, do sinal tiraram a ideia de nomear o drink novo: Ampersand. Traduzindo para o português ficaria “e comercial”, que não é lá um belo nome, né? Ficamos com o original Ampersand então.

Por últimos os dashes de bitter. Dash seria uma pitada, e para os mais preciosistas 1/8 de colher de chá. Você pode medir, para esse drink, 1/4 de colher de chá (2 dashes) ou apenas colocar algumas gotas e ir modificando conforme o seu gosto. Quanto ao bitter, eu uso um caseiro com base de vodka e laranja. Mas qualquer “amargante” que você tenha o costume de usar vale.

Ampersand – original aqui

30ml de conhaque
30ml de vermute doce
30ml de gin
2 dashes de bitter

Junte todas as bebidas em uma coqueteleira com gelo e bata até gelar bem. Sirva em uma taça gelada.