Loukomades

Loukomades, bolinhos de massa fermentada, fritos por imersão e depois mergulhados em calda de mel e servidos com castanhas trituradas. Tem como não ficar bom?

lokmas

A descrição acima poderia ser de um sonho, um donut, ou até de um bolinho de chuva metido a pão. Talvez de algumas rosquinhas também… Mas a guloseima de hoje tem esse nome pouco sonoro pra gente: loukomades. Eu não lembro como essa receita chegou pra mim, mas na listinha de coisas que queria experimentar estava esse post do Kitchenlicious, com o que parecia uma porção de bolinhos de chuva cobertos com calda e nome estranho.

Antes de pesquisar mais sobre a receita resolvi experimentar sabendo apenas o que tinha visto no post da Bruna. E olha, que delícia! A massa é bem simples mas o fermento biológico traz mais complexidade de sabor pros loukomades, da mesma forma que acontece com os sonhos. O miolo é bem fofinho e, apesar da minha falta de habilidade em fazer bolinhas perfeitas, a casca dourada fica linda. Já com a calda eu penei um pouco. Como reduzi a quantidade feita, acabei penando pra encontrar o ponto. Primeiro fiz muito apertada, então tive que colocar água, daí ficou muito rala… Mas no fim, acertei com uma calda mais grossinha que na hora que secava ficava crocante. Adorei!

Tanto que a receita virou vídeo curto e veio parar nesse post. Foi aí que resolvi pesquisar melhor sobre esse prato.

loukomades

Primeiro achei várias versões. Algumas com massas mais complexas com ovo e manteiga, outras mais simples com fermento de bolo. Todas com diferentes jeitos de servir. Sempre uma calda e mais alguma coisa, mas as vezes a calda não tinha mel, as vezes era só mel. As vezes no lugar dos pistaches da primeira versão que eu vi eram outras castanhas, muitas vezes tinha canela no meio, seja junto das castanhas seja no lugar delas. A que me deixou mais curiosa juntava mel e gergelim na cobertura.

Acabou que me senti menos culpada ao trocar os pistaches por amêndoas, que era o que eu tinha em casa.

lugma

Quanto a origem, o que eu encontrei na verdade foram Lokma. A receita árabe é um tipo de massa fermentada, frita por imersão, servida com mel e canela. Pegou a referência? O nome vem da palavra árabe lugma, que significa bocado, pedaço, parte. E a receita era chamada, lá no séc. XIII, lugmat al-gadi o que significa “o bocado do juiz”. Eu imagino que seja relacionado a algo muito bom (?!?), do tipo é tão bom que a gente serve pro chefão?!? Eu posso estar viajando aqui.

Dali o doce vai pra Turquia onde ganha o nome de lokma, e dali pra Grécia onde finalmente ganha o nome de loukomades. E claro em todas essas paradas diversas modificações vão acontecendo. Mas a base: bolinhas de massa frita imersas em calda doce permanece.O que acho mais interessante é que ao ver tantas imagens de lugmas o que mais me lembrou foram os jalebis indianos: um massa fermentada, frita numa espiral, e depois imersa em uma calda de açúcar bem perfumada. Aparentemente esse é o tipo de receita que faz sucesso em boa parte do mundo.

loukomades

loukomades

Loukomades

Ingredientes
  

  • 1/2 xícara água morna
  • 1/2 xícara leite morno
  • 2 colheres chá fermento biológico seco
  • 1 colher sopa açúcar
  • 2 colheres sopa óleo
  • 1 1/2 xícara farinha de trigo
  • Óleo para fritar
  • Cobertura
  • 1/4 xícara mel
  • 1/2 xícara açúcar
  • 1/4 xícara água
  • castanhas da sua preferência, trituradas

Instruções
 

  • Misture o fermento com a água e o leite e deixe descansar por 5min.
  • Passado esse tempo acrescente o óleo, o açúcar e a farinha e misture até a massa ficar homogênea. Cubra com plástico e deixe descansar até dobrar de tamanho, cerca de 45min a 1h.
  • Enquanto isso prepare a calda da cobertura. Em uma panela junte o mel, a água e o açúcar e quando ferver conte 3min. Desligue o fogo. *
  • Esquente uma panela com cerca de 3 dedos de óleo. Quando o óleo estiver quente frite colheradas de massa, pingadas no óleo. Você pode untar a colher ou manter molhada para a massa não grudar.
  • Depois de que os bolinhos estiverem dourados retire do óleo e deixe escorrendo em uma peneira de metal ou num prato com papel toalha. Passe os bolinhos ainda quentes na calda e polvilhe a castanha por cima.

Notas

* existem versões com calda bem apertada que fica crocante na hora, e com calda mais rala que apenas adoça o bolinho. Faça no ponto que preferir e lembre que com o passar do tempo os bolinhos vão absorver essa calda, ficando mais úmidos e doces

——————————–
Em 2016: Sequilhos
Em 2018: Cupcakes Veganos