Pudim de pão individual e rápido

Pudim de pão em versão individual e express! Jeito prático, rápido e gostoso de aproveitar aquele pão velho morando na geladeira.

pudim de pão

Aqui no Cozinha tem uma receita muito parecida com essa, chamada torta de rabanada. Isso porque, normalmente, receitas que incluem pão velho, ovo e leite são chamadas de rabanada. Só que né, esse conceito vai variar horrores dependendo de cada caso. Quando vi essa receita, original em inglês, o nome era pudim de pão na caneca. E essa é sim uma tradução boa, e seria o nome desse post. Caso eu tivesse uma caneca resistente ao forno. Também existe uma polêmica sobre esse tipo de prato ser ou não um pudim. Mas acho que, ovo + leite  + algum amido + forno, sempre pode virar pudim. Só não é um pudim tipo aqueles de leite condensado, mais molhados e homogêneos.

Falando nesse tipo de pudim, já tivemos um pudim de pão que é irmão gêmeo do de leite condensado. Vale experimentar também!

pudim de pão individual

Acabei fazendo uma versão individual sim, mas em uma cumbuca travessa pequena que eu tinha certeza de que ia aguentar ser assada. Também fiz pequenas alterações quanto as medidas, principalmente porque na primeira vez usei como base o nosso pão de sal. Acho que ele é o pão mais comum Brasil afora. Se eu estiver errada me conta! Então adaptei a quantidade de leite e açúcar pra ele. Mas a verdade é que dá pra mudar isso também. Prefere mais docinho, é só aumentar o açúcar. Quando foi misturar os pedaços de pão não ficaram todos encharcados? Aumenta o leite. O máximo que vai acontecer é precisar de mais tempo de forno. E claro dá pra trocar o pão. No vídeo gravado pras redes do Cozinha eu usei pão de hambúrguer e funcionou bem também.

Além dessas pequenas alterações também dá pra mudar o complemento. Dá pra fazer um pudim simples, sem a canela. Dá pra acrescentar pedaços de chocolate pra ficar com mais cara de sobremesa. Acrescentar uns pedaços de morango, ou blueberries, ou banana. Umas colheradas da sua geleia favorita, espalhadas aqui e ali. Como o nome diz, é individual, cada pessoa faz do jeito que achar mais gostoso; e fica todo mundo feliz!

 

Pudim de Pão em versão individual – original aqui

1 pão velho
1 ovo
1/4 a 3/4 xícara de leite
2 colheres de sopa de açúcar
canela a gosto
açúcar e canela pra cobertura

Bata o ovo com o açúcar, a canela e o leite até ficar homogêneo. Pique o pão e acrescente nessa mistura; acrescente também qualquer complemento escolhido. Transfira para uma caneca/vasilha refratária, já untada. Cubra com um pouco de açúcar e canela e leve ao forno a 200C. Deve demorar cerca de 20-25min, quando estiver firme é porque está pronto.

——————————-

Em 2014: Pudim de leite em pó