Basundi abrasileirado e um mundo de opções

Basundi é um creme indiano com base de leite e várias castanhas, mais alguns temperos. E essa é uma versão meio abrasileirada, meio adaptada desse doce.

basundi

Essa é mais uma receita que apareceu pra mim graças as sugestões malucas do Pinterest. Não faço ideia de porque ela surgiu no meu feed, mas fico muito grata que tenha acontecido pois esse doce é uma delícia! Eu poderia dizer que o Basundi é um primo do nosso doce de leite. Olha só a descrição da autora da receita que me apresentou a ele: “…não é nada além de leite reduzido com muito açúcar e castanhas”. Tira as castanhas e essa descrição serve fácil pro doce de leite também.

Animou a fazer seu próprio doce de leite? Tem receita aqui!

A grande diferença entre os dois, além das castanhas claro, é o ponto do doce. Enquanto por aqui a gente cozinha o leite com açúcar até que ele caramelize, e fique dourado e pastoso, na Índia o leite é menos cozido. O basundi é servido frio (mas eu adorei comer morninho também), e ainda assim mais cremoso do que pastoso. A dica é até acrescentar um pouco de leite caso o doce esteja muito firme na hora de servir. Eu acredito em fazer o que a gente acha mais gostoso. Então sinta-se a vontade para servir quente ou gelado, mais firme ou mais molinho, e por aí vai.

basundi

E isso vale também pros complementos da receita. A original usa cardamomo em pó, que não consegui por aqui e troquei por bagas de cardamomo acrescentadas durante o cozimento. Fui provando e quando achei que o sabor estava bom retirei as bagas. Não sei o quão fácil ou difícil é achar cardamomo Brasil afora, então não se preocupe com isso. O sabor fica diferente com ele, é claro, mas isso não deveria te impedir de fazer essa receita. Acho até que um pedaço de canela pode ser uma boa ideia, tipo como se faz com arroz doce.

Uma outra mudança que fiz foi quanto as castanhas. A original usa amêndoas, castanhas de caju e pistaches; eu troquei os pistaches por amendoim. Sei que o sabor não é nem de longe parecido, mas meu teste teve efeito. As castanhas são mais importantes pra crocância que pro sabor. Então se quiser usar apenas uma, ou a mistura das suas favoritas, também dá certo. Já que estamos abrasileirando vamos tornar viável pra todo mundo, certo?

E isso leva a ultima mudança: ignorei completamente o açafrão. É que não é o nosso açafrão em pó, que na verdade é pó de cúrcuma. A receita original usa o açafrão de verdade, que além de difícil de achar leva o prêmio de “uma das especiarias mais caras do mundo”. Um dia conto pra vocês se ele faz diferença ou não no basundi. Por enquanto ficamos com a versão simplificada mesmo.

basundi

Basundi abrasileirado – original aqui

1 litro de leite
1/2 xícara de leite condensado
1/4 xícara de açúcar
5 bagas de cardamomo*
1/4 xícara de amêndoas*
1/4 xícara de amendoins*
1/4 xícara de castanha de caju*

*mais sobre esses ingredientes e substituições no texto acima

Junte o leite, o leite condensado, o açúcar em uma panela; quebre, amasse ou corte, as bagas de cardamomo e junte nessa mistura. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar, mexendo quase sempre, até cozinhar e engrossar. Não precisa engrossar tanto quanto um doce de leite tradicional, mas o ponto é de um creme não líquido.
Quando o doce atingir o ponto retire do fogo. Pique as castanhas grosseiramente, guarde algumas para o momento de servir, e misture o restante no doce de leite. Você pode servir esse doce em temperatura ambiente ou gelado. E caso sobre é só guardar em uma vasilha tampada na geladeira.

—————————-

Em 2016: Bolo de chocolate com mexerica