Bolo triplo de chocolate e 4 anos de CozinhaRoman

Bolo triplo de chocolate, com 4 camadas de bolo e 3 de recheio e mais uma cobertura bem generosa! Tudo isso pra comemorar os 4 anos de CozinhaRoman.

bolo triplo de chocolate

O CozinhaRoman começou com um bolo de chocolate com café, umas das minhas receitas favoritas na vida. Pra comemorar um ano de site foi o mesmo bolo, mas em versão naked, recheado com doce de leite. Dois anos e fiz meu primeiro creme de manteiga gostoso. Ano passado foi a vez de um bolo prestígio invertido.

E pra comemorar o nosso quarto aniversário resolvi fazer um bolo triplo de chocolate só com receitas que já apareceram por aqui! Pra massa, pesquei o pão de ló de chocolate, receita mágica de um bolo super alto e fofinho que não leva fermento. E pra molhar esse bolo, incrementei uma calda de açúcar com Kahlua, o licor de café que também já foi receita daqui.

Kahlua é com base de rum, então se você quer manter o sabor e tirar o álcool é só usar café bem forte junto da calda que dá tudo certo.

O recheio foi baseado no brigadeiro do bolo do ano passado. E pra finalizar, a cobertura desse bolo triplo também é chocolate: a mesma do bolo de chocolate com creme de caramelo. Uma ganache basicona que fica com uma textura maravilhosa, tanto pra segurar esse bolo no lugar quanto pra comer geladinha. E ainda teve uns confeitos coloridos pra lembrar que hoje é dia de festa!

Muito obrigada a cada pessoinha que aparece por aqui. Cada interação de vocês me anima mais ainda a continuar com esse projeto no ar! Então um parabéns a todo mundo que mantém esse Cozinha de pé!

bolo triplo de chocolate

Bolo triplo de chocolate

Cobertura

350g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher sopa de rum – opcional

Derreta o chocolate em banho-maria. Quando estiver tudo derretido adicione o creme e o rum e misture bem, até ficar homogêneo. Guarde tampado, fora da geladeira, por pelo menos 8h antes de usar.

Pão de Ló de chocolate

6 ovos
1 xícara de açúcar refinado
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres chá de amido de milho
1/2 xícara de chocolate em pó

Comece untando duas formas redondas de 15cm; se tiver dessas que saem o fundo fica mais fácil. E ligue o forno a 200C.

Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo; muito fofo; mais fofo que uma nuvem de tão fofo. Desligue a batedeira e vá peneirando os demais ingredientes e misturando aos poucos, tomando o cuidado de não perder muito volume. Divida a massa entre as duas formas e leve para assar por cerca de 30min, ou até que asse completamente. Deixe esfriar totalmente antes de tirar das formas.

Recheio

1 1/2 lata de leite condensado – cerca de 575g
3/4 xícara de creme de leite sem soro
40g de manteiga
6 colheres sopa de chocolate em pó
1 pitada de sal

Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até cozinhar e começar a soltar do fundo da panela. Transfira para um prato e deixe gelar antes de usar.

Montagem

1 xícara de licor de café – receita aqui
1 xícara de calda simples de açúcar
confeitos a vontade

Misture o licor com a calda, ou use duas xícaras de calda.
Divida os bolos no meio, e molhe os 4 discos de bolo com a mistura de calda com licor.
Divida o brigadeiro em 3 partes e empilhe bolos e brigadeiro. Eu gosto de deixar para a última camada de bolo uma que seja o fundo do bolo, pois fica mais retinho.
Se sobrar recheio para as laterais alise com uma espátula, deixando tudo o mais retinho possível. E se for um dia quente, deixe por meia hora na geladeira antes de cobrir.
Espalhe a cobertura pelas laterais e pelo topo do bolo, alisando bem com uma espátula, ou as costas de uma faca.
Por fim finalize com os confeitos da forma que preferir.
Por aqui achamos bem mais gostoso quando o bolo dorme na geladeira antes de servir. Se também quiser fazer isso tampe com uma boleira, ou o que der, para que ele não seque muito.

—————————
Em 2014: Bolo de chocolate com café
Em 2015: Bolo de chocolate com doce de leite
Em 2016: Creme Suíço de Manteiga