Gimlet encapetado e um pouco de história

Gimlet é um drink muito antigo, fácil de fazer, adaptável ao paladar de cada um, e com lendas envolvendo sua história e seu nome. Ótima pedida né?

gimlet

A história do Gimlet é bem misturada com a história das navegações. Reza a lenda que logo no século XVIII descobriram que consumir frutas cítricas prevenia uma doença chamada escorbuto. Então baixou-se uma lei no Império Britânico de que todo navio tinha que ter um estoque de suco de limão. E sabemos que suco de limão é algo que não dura muito né? O que os marujos faziam eram misturar o limão com o rum que eles já tinham o hábito de beber; os chefes no entanto bebiam Gin, que era mais caro.

Ainda na área de história, conta-se que um escocês desenvolveu um método pra preservar o suco de limão misturando com açúcar, basicamente fazendo um xaropão. E assim teria sido inventado o licor Cordial. Que é um dos ingredientes básicos do Gimlet. Isso porque existem duas versões da receita, uma misturando apenas Gin e Cordial, e outra substituindo o licor por suco de limão fresco e xarope de açúcar. E é essa a receita que a gente tem hoje mas, claro, com limão capeta! Preciso nem dizer que você pode trocar pro limão que preferir, e também aumentar ou diminuir as medidas abaixo conforme seu gosto.

E pra acabar logo esse post, ficam as duas teorias do porquê desse nome estranho. Tem quem diga que é por conta do nome em inglês da verruma, uma ferramenta que parece um saca-rolhas de antigamente, usada para abrir barris. E tem que defenda que é por conta do médico Sir Thomas Desmond Gimlett, que supostamente teria inventado o drink. Não existem provas dessa última lenda…

Gimlet encapetado – original aqui

75ml de Gin
15ml de limão capeta
15ml de xarope de açúcar

Agite tudo em uma coqueteleira cheia de gelo e sirva em uma taça alta com uma rodela de limão.

—————————-
Em 2015: Chocohotpots
Em 2016: Cobertura prestígio – sem lactose