Pavê de panetone servido na taça

Pavê de panetone, mas pra fugir das piadas, e ficar com cara de festa, a gente serve na taça e chama de verrine! E ainda dá um jeito de aproveitar aquele panetone meio seco que encalhou em casa.

pavê de panetone

A bolha em que vivo está vivendo o boom dos pães caseiros e, nessa época específica, dos panetones com fermentação natural e tudo mais. Mas o panetone e o chocotone de caixinha do supermercado ainda são reis na maioria das casas. E nem sempre a gente dá sorte com o escolhido. Tem chocotone quase sem chocolate, tem panetone que esfarela de tão seco… E pensando nisso eu quis fazer uma receita que aproveitasse esses panetones e mostrasse o melhor deles.

Acabei achando um monte de receitas de pavê de panetone, mas aqui eu resolvi colocar uma receita base que você pode adaptar pros gostos da sua família. A base foi um panetone com frutas cristalizadas de 400g. E por isso frutas cristalizadas foi o que usei numa das camadas do pavê. Mas você pode muito bem transformar o pavê de panetone em pavê de chocotone, e trocar as frutas por pedaços de chocolate. Aliás, se quiser um festival de chocolate, acrescente cerca de 100g de chocolate meio amargo picado ao creme, assim que sair do fogo, e misture até derreter.

Não gosta de noz moscada? Troque por raspas de 1 laranja e pronto: um creme com menos cara de inverno e mais cara de verão. Ou então troque por essência de baunilha, 1 colher de chá é o suficiente para um creme mais clássico. E claro, ainda dá pra saborizar o xarope. A versão simples é uma parte de água e uma de açúcar fervidos até o açúcar derreter. Mas vale acrescentar suco de laranja, ou rum, ou colocar um pedaço de canela pra ferver junto. De novo, nesse pavê de panetone a sua imaginação é o limite.

E claro, viu tanto a palavra panetone nesse texto que ficou com vontade de fazer o seu? Aqui no Cozinha já teve receita de chocotone simples e chocotone trufado.

pavê de panetone

Pavê de panetone

400g de panetone ou chocotone
1 litro de leite
1/3 xícara de amido de milho
3 gemas
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1/2 colher chá de noz moscada
1 xícara de frutas cristalizadas ou chocolate picado
xarope simples caso o panetone seja seco – veja texto acima

Junte as gemas, o amido e o açúcar e misture bem até ficar homogêneo. Acrescente o leite aos poucos, cuidando para dissolver bem o creme feito antes. Junte o sal e a noz moscada e leve ao fogo baixo, mexendo até cozinhar e formar um creme. Reserve para esfriar completamente. Enquanto isso corte o panetone em cubinhos de 1-2cm, ou em fatias do tamanho das taças em que for servir.

Para montar comece com um pouco do creme, algumas frutas (ou chocolate) e cubra com panetone. Se ele for seco regue com um pouco do xarope; se tiver a massa úmida pode pular essa parte. Cubra novamente com o creme, as frutas cristalizadas e o panetone. Repita quantas vezes precisar para preencher as taças. Finalize com creme e as frutas. Cubra com plástico (para não ressecar as frutas) e leve para a geladeira até a hora de servir.

——————————
Em 2014: Salsicha refogada na cerveja