Bolo floresta de natal com pinheiros de leite ninho

Bolo floresta pro natal, com pinheiros feitos de leite ninho e cobertos com coco ralado! O recheio? Doce de leite. E a cobertura de chocolate claro!

bolo de natal

Mas nada disso parece sabor de natal né? Você provavelmente nunca vai me ver reclamar de doce de leite ou ganache de chocolate, nem de leite ninho. Mas até eu concordo que quando se fala em natal são outros aromas que vem a mente. E sim, esses aromas estão presentes nesse bolo; especificamente no bolo desse bolo.

E foi justamente pela massa do bolo que eu comecei a imaginar esse bolo floresta. Queria uma massa com estrutura boa pra empilhar, mas que tivesse a tal cara de natal. Já tivemos um bolo natalino cheio de frutas cristalizadas por aqui, então fui pra outro lado: temperos! Esse é um bolo base amanteigado bem simples, que ganhou todas as especiarias natalinas que eu encontrei na despensa: canela, cravo, noz moscada e gengibre se unem aqui.

E por isso que o recheio e a cobertura acabaram sendo clássicos que combinam com tudo. O equilíbrio é a chave aqui. Um bolo bem temperado, com um recheio bem docinho e cremoso, mais cobertura mais firme e menos doce. Tudo conversando entre si. E pra coroar tudo, e justificar o nome bolo floresta, os pinheiros de leite ninho. Esses vieram do Oh Happy Day. Ou quase, já que eu peguei a ideia de pinheiros de marzipã e adaptei para um sabor mais familiar pra gente. Que criança fica com olhos brilhando ao ouvir falar de pinheiros de marzipã? Pois é. Mas arvorezinhas de leite ninho é outra história…

Agora com os porquês de cada parte contados, já conhece minha timeline de bolos decorados? Um bolo desse tamanho parece uma tarefa enorme de trabalhosa. Então eu costumo dividir em dois dias pra ninguém se cansar demais. No primeiro dia faço a ganache, que vai dormir fora da geladeira, e asso os bolos, que podem dormir no forno já frio. Aproveito pra ainda fazer o xarope, esse sim pode dormir na geladeira. O dia seguinte fica por conta da montagem do bolo floresta e dos pinheirinhos em si.

Bolo floresta de natal

Bolo
100g de manteiga sem sal
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícaras de açúcar refinado
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento em pó
1/2 colher chá de cravo em pó
1 colher chá de canela em pó
1/2 colher chá de noz moscada
1/2 colher chá de gengibre em pó
3/4 xícara de leite

Prepare 3 formas de 15cm de diâmetro untando as laterais e o fundo e forrando o fundo com papel manteiga untado.
Misture a farinha com o fermento e os temperos e reserve. Bata a manteiga com os açúcares até formar um creme fofo. Continue batendo e vá adicionando os ovos, um a um, e quando estiver homogêneo comece a acrescentar a farinha e o leite. Acrescente um pouco de cada um de cada vez e vá misturando delicadamente até tudo estar incorporado.
Divida a massa entre as e formas e leve ao forno, a 200C, até assar completamente. Espere que os bolos esfriem para desenformar.

Cobertura
200g de chocolate meio amargo
2/3 xícara de creme de leite sem soro

Derreta o chocolate e misture o creme de leite até formar um creme homogêneo. Deixe esfriar totalmente antes de usar, mas não leve para a geladeira.

Montagem
400g de doce de leite
1 xícara de xarope simples
1/2 xícara de leite ninho
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
cerca de 1/4 de xícara de leite
coco ralado
corantes verde e amarelo
pretzels, ou biscoito tipo palito

Comece montando o bolo. Acerte os topos dos 3 bolos para que fiquem retos, e molhe todos eles com o xarope simples. Empilhe os bolos com metade do doce de leite entre cada um deles. Com uma espátula acerte qualquer excesso de recheio escapando pelas laterais e leve para o congelador por 15min. Cubra com a ganache e alise bem com uma espátula e volte para o congelador por mais 15min.

Passados esses 15min transfira o bolo para a geladeira até a hora de finalizar. Deixe pra fazer as árvores de leite ninho momentos antes de servir para que o pretzel não amoleça demais.

Agora prepare os pinheiros. Misture os corantes com pequenas porções de coco ralado criando diferentes tons de verde. Eu fiz 3 potinhos, um com verde e amarelo clarinhos, um com verde e amarelo mais forte e um com verde puro. Misture o açúcar com o leite ninho e vá acrescentando o leite aos poucos. A ideia é que fique mais firme que um docinho de leite ninho, macio apenas o suficiente para modelar. Pegue uma pequena porção da massa e faça um cone; insira um pretzel na base do cone, formando o caule; molhe o cone de docinho na água e passe pelo coco ralado colorido. Agora é só colocar esse pinheiro no topo do bolo e repetir até ter pinheiros o suficiente.

—————————–
Em 2016: Patê de cebola caramelizada