Empanadas de frango com maçã verde

Empanadas de frango com uma massa crocante e sequinha. E o recheio de frango com maçã é uma delícia e uma ótima base pra você começar a inventar.

empanadas de frango

Não quero dizer com isso que o recheio não seja uma delícia. Na verdade eu adorei e pretendo fazer mais vezes, com ou sem tortinhas. Porque uma das coisas que eu adorei nessa receita foi justamente um erro meu: eu resolvi aumentar a quantidade de frango que a receita original pedia. Era mesmo necessário pra ter recheio para todas as empanadas, mas eu exagerei um pouquinho e sobrou recheio. E claro que eu guardei pra fazer um sanduíche, e caramba que combinação boa pra rechear pão!

Mas vamos as empanadas: elas são bem típicas dos países sul-americanos, mas essa veio de uma receita da King Arthur, uma marca americana de farinha. E justamente por isso que eu mudei uma coisa bem básica na receita: a manteiga. A original pede por uma mistura de manteiga com gordura vegetal, coisa bem comum por lá. Mas eu preferi usar apenas manteiga. Em geral, para massas de torta você pode usar tanto gordura animal, como vegetal, como manteiga; mas cada uma vai dar um resultado diferente para sua massa.

Na dúvida, vá apenas de manteiga que dá certo. Eu sei que parece bastante mas isso tudo de manteiga acaba meio que folhando a massa, e isso que garante a crocância. Isso e os cortes, feitos em cada empanada antes de ir pro forno, que deixam o vapor escapar e a impedem a massa de ficar úmida.

empanadas de frango

Empanadas de frango com maçã – original aqui

3 1/4 xícaras de farinha de trigo
1 colher chá de sal
1 colher sopa de açúcar
250g manteiga gelada
cerca de 1/2 xícara de água gelada

3/4 xícara de maçã verde em cubinhos
1 colher sopa de limão
1 colher sopa azeite
1 xícara de cebola em cubinhos
1 dente de alho picadinho
1 colher chá páprica doce – pode ser picante se preferir
1/2 colher chá de sal
500g de frango desfiado

1 ovo para pincelar

Você pode fazer a massa na mão ou no processador. Em ambos os casos misture a farinha com o sal e o açúcar. Pique a manteiga em cubos e misture (ou processe) com a farinha até conseguir uma farofa. Vá adicionando a água aos poucos até conseguir (misturando com as mãos ou batendo no processador) uma massa coesa. Eu precise de 9 colheres de água, você pode precisar de um pouco mais ou um pouco menos. Envolva a massa com plástico e deixe no congelador por cerca de 1h.

Enquanto isso prepare o recheio: pique a maçã e regue os pedaços com o limão. Então refogue a cebola e o alho no azeite, junte o frango e os temperos e deixe cozinhar. Por último adicione a maçã. Eu preferi não deixar a maçã cozinhar demais, já que as tortinhas ainda vão no forno. Então assim que o caldo secou desliguei o fogo.

Enquanto o recheio esfria uma pouco, abra metade da massa em uma superfície enfarinhada. Quanto menos gelada a massa mais difícil é trabalhar com ela, então deixe a outra metade na geladeira, coberta com plástico. Depois que a massa estiver aberta, corte círculos de cerca de 9cm, recheie e feche como um pastel. Transfira para a assadeira e repita até completar a assadeira. Então leve para a geladeira por pelo menos 30min. Repita a operação com o restante da massa, e não esqueça de aproveitar as rebarbas de massa para fazer mais discos.

Passado o tempo de geladeira, pincele as empanadas com o ovo batido, e faça 3 pequenos cortes no topo delas. O ovo garante empanadas douradas, e os cortes garantem que o vapor saia e não embatume a massa. Então é só levar para assar, em forno aquecido a 200C, até que elas dourem.

——————————
Em 2015: Casquinhas de laranja
Em 2016: Bolo de coco com doce de abóbora