Bolo tres leches super leve

Tres leches, um bolo aerado, encharcado em uma calda docinha e que, ainda assim, continua super leve.

tres leches

O bolo tres leches não é muito famoso no Brasil, mas é super comum na América Latina. Ou seja, mais uma receita dos nossos vizinhos que a gente tá perdendo tempo em não conhecer. Então vamos pra uma mini conversa histórica: existem relatos de bolos encharcados em caldas, no México, desde o séc. 19; dizem que por influência europeia. Mas foi lá pros idos de 1940 que essa receita de bolo tres leches começou a se espalhar pela América do Sul.

A hipótese é que foi a própria Nestlé que ajudou (ou quis mesmo) a divulgar a receita, já que nessa época ela vinha impressa nas latas de leite condensado. Não é por acaso que ele é um dos ingredientes principais da calda. Enfim, conforme a empresa foi se espalhando pelo continente a receita teria ido junto. Essa história não explica a fama do bolo em plena Albânia, mas isso deixo pra outros detetives. Porque chega de história, bora falar da receita em si.

tres leches

Tem dois jeitos diferentes de fazer um bolo tres leches: com pão de ló ou com bolo amanteigado. A versão amanteigada (maioria das que vi no Brasil) resulta em um bolo mais denso, pesado. Já a versão com pão de ló (maioria das receitas hispânicas) vira um bolo super leve, mesmo depois de mais de meio litro de calda. Eu prefiro essa versão, mas se pão de ló não é sua praia é só procurar “bolo três leites” e escolher uma versão amanteigada. O importante é não ficar sem bolo.

E ainda nisso, um dos leites da calda é o leite evaporado. Eu nunca vi uma latinha dessas na vida, mas dá pra fazer em casa tranquilamente. O leite evaporado é o primo não adoçado do leite condensado; tanto que em alguns países ele é o leite condensado e o outro é chamado condensado adoçado. Então tudo que você tem que fazer é evaporar o leite, ou seja, deixar ferver até que parte dele tenha evaporado. O correto tecnicamente seria deixar evaporar 60% da quantidade original; mas eu facilitei minha vida e deixei ferver até reduzir pra metade.

Ainda nas mudanças: eu usei creme de leite em lata pra deixar a receita mais acessível, mas se quiser usar creme de leite fresco, ele é uma ótima opção também. O creme de leite de caixinha também vai funcionar, embora seja uma opção não tão boa por ter menos gordura. De novo, use o que tiver, o importante é não ficar sem bolo!

Bolo tres leches – original aqui

6 ovos
1 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher chá de fermento em pó

Separe as claras das gemas; bata as claras em neve e quando conseguir picos firmes comece a acrescentar as gemas, uma de cada vez. Ainda batendo adicione o açúcar aos poucos, a farinha e então o fermento. Assim que estiver tudo homogêneo pare de bater. Transfira a massa para uma forma (30x40cm) forrada com papel manteiga untado; ou untada e enfarinhada caso o papel não seja uma opção. Asse o bolo em forno aquecido a 200C, até que doure.

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com soro
2 xícaras de leite – veja texto acima

Enquanto o bolo assa prepare a calda. Ferva o leite em fogo baixo, e tomando cuidado pra não subir e derramar tudo, até reduzir para apenas uma xícara. Coe para tirar qualquer casquinha de leite queimado e misture o creme de leite e o leite condensado. Depois que o bolo estiver assado fure toda a superfície com um palito e regue com a calda. Regue com toda a calda, vai parecer muito mas não é. Se for preciso espere um pouco para que a massa absorva o excesso de líquido e continue regando até que toda a calda tenha sido usada. Leve então para a geladeira por 2 horas.

3 claras
6 colheres sopa de açúcar

Misture as claras com o açúcar e leve ao banho-maria, mexendo até que atinja 60C. Se você não tiver um termômetro espere até o açúcar derreter; dá pra perceber isso esfregando um pouco da mistura entre os dedos e vendo se não tem mais nenhum grãozinho de açúcar. Retire do banho-maria e bate até conseguir um merengue firme. Espalhe esse merengue sobre o bolo e sirva em seguida.

Dica extra:não vi isso em nenhum lugar mas testamos em casa e ficou ótimo: se for usa praia, queime o merengue com um maçarico (ou o grill do forno), adiciona mais sabores e texturas.

—————————————-
Em 2015: Licor de laranja
Em 2017: Brigadeiro de pistache