Casquinhas de Laranja Cristalizadas

Casquinhas de laranja cristalizadas, já conhece? Aqueles palitinhos de casca de laranja/limão/mexericas cristalizados, ao mesmo tempo ácidos e docinhos? Eu adoro! E é uma coisa até que bem fácil de fazer. Parecidas com o doce de laranja, as casquinha demoram por terem que ficar de molho mas a parte trabalhosa mesmo é rápida, e nem tão trabalhosa assim.

O resultado são palitinhos (ou quadradinhos) ótimos pra servirem de lembrança se embalados, ou pra serem servidos junto do café. Se bem que por aqui eles estão virando é petisco mesmo, não dá pra passar perto do pote sem querer pegar alguns…

As medidas vieram da minha cabeça, e o processo todo é uma mistureba do que eu achei em vários sites/livros e do que me pareceu mais acertado. Essa receita cai na velha regra das receitas tradicionais: várias formas de fazer, infinitas combinações de quantidades… O bom é que você pode adaptar pro seu gosto! A maior diferença de uma receita para a outra é se a casca é usada com a parte branca ou não. Eu prefiro as tirinhas mais gordinhas então deixei. Por isso o tempo de molho é tão longo, para garantir que não ficarão amargas. Mais uma coisa: essa receita é pra casquinhas mais rústicas, por assim dizer. Também dá pra fazer as casquinhas cobertas com açúcar de confeiteiro, que ficam mais delicadas e são mais usadas para enfeitar bolos e doces. Quando eu aprender essas posto e mostro as diferenças… 😉

Atualização: quando refiz essa receita para gravar o vídeo resolvi mostrar dois jeitos diferentes de servir as casquinhas. A receita é a mesma para ambos, a única diferença é o tempo que elas ficam na panela: para uma cobertura de açúcar mais fina deixe menos tempo, para que o açúcar cristalize mesmo é só continuar no fogo até secar. As cascas terem, ou não, a parte branca não influencia.

Casquinhas de Laranja Cristalizadas

3 xícaras de cascas já picadas
3 xícaras de açúcar
1 1/2 xícara de água

A parte mais chata é o pré-preparo (isso existe?) das cascas. Primeiro descasque a laranja normalmente, tirando apenas um pouco da parte branca junto da casca, vale usar uma faca e muito cuidado, ou um descascador de legumes. Corte a casca em tirinhas, coloque-as em uma vasilha com tampa, cobertas por água e leve à geladeira. Elas ficarão de molho por 3 dias e a água do molho deve ser trocada 1-2 vezes por dia, mudança de planos: hoje em dia eu troco a água a cada 12 horas, e troco só umas 3-4 vezes, o que dá dois dias de molho. Eu sei que parece um baita desperdício, mas a água do molho pode ser usada para aguar as plantas!

Se quiser retirar totalmente o amargor: Coloque-as em uma panela com água e leve ao fogo até ferver. Conte 1 minuto e jogue a água fora. Repita esse processo mais duas vezes. Essa água fervida também pode ser aproveitada nas plantas (depois de fria, claro). Se gostar do sabor de fundo ligeiramente amargo, ou se usar apenas a parte colorida da casca, não precisa dessa etapa.

Depois de todos esse banhos as cascas estão prontas pro açúcar. Em uma panela junte o açúcar e a água da calda, leve ao fogo e mexa até dissolver o açúcar. Espere começar a ferver, adicione as tirinhas de casca e mexa apenas para envolver todas na cada. Daí é esperar. As cascas vão cozinhar enquanto a calda seca, e é preciso mexer só vez e outra. Aproveite esse tempo para forrar uma assadeira com papel manteiga. Quando a quantidade de água for bem pouca, vai começar a espumar, daí é hora de mexer direto. Quando todo o líquido tiver secado derrame a mistureba formada na assadeira e espalhe bem para as tirinhas não formarem um bloco só.

Agora é só esperar (de novo) secar. De vez em quando é bom dar uma chacoalhada na assadeira para separar possíveis blocos formados. Ou separar com as mãos mesmo se já tiver esfriado o suficiente. Depois de completamente secas, e crocantes, é só guardar num pote/lata bem fechado.

Salvar