Raviólis de beterraba com recheio de ricota

Raviólis de beterraba bem coloridos, com recheio vegetariano, e um passo a passo bem simples pra todo mundo conseguir fazer!

raviólis de beterraba

Tem muita gente que assusta quando ouve a expressão “massa caseira”… Mas seja você da turma do susto ou a turma do “bora fazer”, esses raviólis são possíveis pra você também. Até porque, eu nunca tinha feito massa recheada e minhas duas tentativas de macarrão fresco foram bem mais ou menos…

Mas esses ficaram muito gostosos! E são um ótimo jeito de começar a pegar intimidade com o mundo do “macarrão caseiro”. Fazendo esses raviólis você já começa a ver como que se dá sabor a massa, e na próxima pode querer trocar as beterrabas por cenouras, por exemplo…  Não gosta muito de ricota? Pode trocar o recheio por praticamente qualquer coisa na verdade. Mas eu acho que carne louca (aquele músculo bovino cozido e desfiado) combina muito bem com beterraba.

Enfim, essa é uma receita que te dá base pra começar a inventar na cozinha, um dos motes desse site. E como a intenção é justamente que você se anime na cozinha, fica o aviso: essa receita rende bastante! Por aqui 4 adultos comeram bem (repetindo e tudo) e ainda sobrou. É claro que você pode congelar. Aliás, congelar antes de cozinhar, já em pequenas porções, é uma boa dica também. Mas se quiser minimizar o trabalho numa primeira tentativa, é só fazer apenas meia receita. Vale a pena tanto quanto!

raviólis de beterraba

Ravióli de Beterraba – original aqui

500g de beterrabas
2 ovos
1 colher chá de sal
cerca de 5 xícaras de farinha de trigo

200g de ricota
2 colheres sopa ervas frescas – orégano e hortelã
1/4 colher chá de sal
2 1/2 colheres sopa de azeite

Enrole as beterrabas em papel alumínio e asse em forno alto até que seja possível fincar um garfo em cada uma. Descasque as beterrabas e transfira para um processador. Bata as beterrabas junto dos ovos e da colher de sal até que fique homogêneo.

Em uma vasilha coloque 4 xícaras de farinha de trigo e junte a mistura de beterraba. Comece a misturar com uma colher e, quando for possível, sove a massa até que ela fique lisa e elástica. Vá acrescentando farinha aos poucos enquanto sova, mas tente não colocar muita farinha. É melhor que ela fique meio mole agora e receba mais farinha na hora de modelar. Enrole a massa em plástico filme e deixe descansar por 2h, menos tempo que isso e vai ficar difícil modelar os raviólis.

Enquanto a massa descansa, prepare o recheio: desfie a ricota com um garfo e misture os demais ingredientes. Acerte o sal e está pronto.

Depois que a massa descansar é hora de montar os raviólis. Pegue uma porção da massa (deixe o restante coberto pelo plástico) e abra em uma superfície enfarinhada. Abra num formato parecido com um retângulo, e corte uma tira larga. Espalhe pequenas porções de recheio ao longo dessa tira, deixando um espaço de cerca de um dedo entre cada um deles. Dobre a tira, pelo lado mais longo, cobrindo todos os montinhos de recheio e, usando o dedo, aperte entre cada um deles. Separe cada quadradinho de recheio com a faca e então feche cada um com um garfo, como faria com um pastel. Feche bem cada lado para que o recheio não escape. Transfira os raviólis montados para uma assadeira enfarinhada e repita a operação com o restante da massa.

Dica: não dá pra chamar de ravióli, mas você pode abrir e cortar essa massa como um pastel redondo, usando um copo ou xícara. Vai ficar mais fácil caso você não tenha intimidade com massas.

Leve uma panela grande ao fogo, cheia com água bem salgada. Quando a água começar a ferver coloque alguns raviólis para cozinhar. Comece deixando apenas 5min, veja o ponto de cozimento e ajuste o tempo para mais ou menos. Esse tempo vai depender da espessura da massa e do seu gosto.

Antes de servir passe cada porção em uma frigideira com azeite e mais um pouco das ervas usadas no recheio.

——————————
Em 2015: Docinhos de palha italiana
Em 2017: Bolo de avelã