Bolo de avelã e eu quase queimei a manteiga

Bolo de avelã com manteiga noisette, que seria francês para pequena noz, ou avelã Então basicamente é um bolo de avelãs com manteiga disfarçada de avelã?

Mais ou menos isso. A manteiga noisette é uma manteiga que foi levada ao fogo e “cozida” até dourar. Além da cor ficar dourada ela começa a exalar um aroma que lembra (adivinha só) avelãs!
bolo de avelã

A versão original desse bolo de avelã, que veio do sal de bolinha, era um bolo inglês (a forma, não a receita) com a tal manteiga noisette na massa, e avelãs trituradas e gotas de chocolate enriquecendo mais ainda. Fiz tudo isso? Não fiz… O bolo ficou bom mesmo assim? Ficou ótimo!

O que me leva a pensar que da próxima vez vou seguir a receita original a risca…

Vamos ao que eu mudei na receita, que é sempre a maior parte dos escritos dessa Cozinha. Primeiro eu tirei o chocolate. Sim, eu sei. Mas a páscoa vem aí, já vai ter chocolate o suficiente na minha vida e eu acabei tirando. E, como eu disse, continuou muito bom. Fica um bolo mais simples, com cara de bolo pro café da tarde; então é só escolher qual seu objetivo e decidir se vai colocar o chocolate ou não.

No lugar onde iria o chocolate eu coloquei mais avelãs, então é só dividir o peso entre os dois e pronto.
bolo de avelã

Agora uma mudança contra minha vontade. Eu triturei as avelãs no liquidificador então algumas ficaram num tamanho bom (imagine gotas de chocolate como referência) e outras viraram farinha. Isso acaba interferindo na textura final da massa. Então aí vai a dica:

Quer bolo levinho com muitos pedaços de avelãs? pique com uma faca pra controlar melhor os tamanhos dos pedaços.

Quer um bolo mais massudo e com massa mais homogênea? Triture as avelãs até conseguir um pouco de farinha.

Por último: guarde um pouquinho de avelãs pra colocar em cima da massa que fica ótimo!
bolo de avelã

Bolo de avelã com manteiga noisette – original aqui

100g de avelãs
60g de manteiga sem sal
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 ovos pequenos – ou um jumbo
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher chá de fermento em pó

manteiga noisette
manteiga noisette esfriando (quaaase queimada)

Primeiro prepare a manteiga noisette: Em uma panela de fundo claro (pra poder ver bem a cor dela) leve a manteiga ao fogo baixo. Ela vai derreter e começar a parecer ferver. Vai surgir espuma e a espuma vai embora. E durante todo o processo você não tira o olho dela. Quando ela começar a ficar um tom de caramelo claro é porque tá pronta. Eu quase passei do ponto, e você sabe disso porque começam a aparecer pontinhos escuros, que são os sólidos da manteiga queimando. Tente muito não chegar a esse ponto. O aroma vai ser de castanhas, o que é muito estranho e mágico. Reserve a manteiga pra ela esfriar antes de entrar na massa.

Triture as avelãs grosseiramente. Para um maior controle a faca é a melhor opção, mas se quiser pedaços bem pequenos, quase uma farinha vale o liquidificador.

(pra maiores detalhes dá uma olhada no texto ali em cima)

E finalmente, ligue o forno a 180° pra ir aquecendo.

Em uma vasilha bata os ovos com o açúcar até formar um creme mais claro. Junte a farinha e o fermento e bata até formar uma massa homogênea. Só então acrescente a manteiga. A massa vai ficar com uma textura diferente, meio oleosa, mas misture bem até incorporar tudo. Por último acrescente as avelãs e misture bem. Transfira para forminhas de cupcake, lembrando que essa massa cresce bem, e leve ao forno até que assem completamente. Se preferir também dá pra fazer em forma e bolo inglês.

——————————
em 2015: Quadradinhos de palha-italiana

Salvar

Salvar