Quadradinhos de Palha Italiana

Quadradinhos de palha italiana mas que na verdade parecem brigadeiros enrolados no açúcar… hein? Calma que tem história mas também tem receita delícia junto.

brigadeiro de palha italiana

Esse post é original de 2015, e nessa época essa receita já foi uma epopeia. Era pra ser uma palha italiana menos puxenta, o biscoito sumiu, entrou um liquidificador no meio, e no fim saíram os tais quadradinhos de palha italiana…  Bagunça total mas que resultou numa receita bem gostosa!

Corta pra 2018. Estou eu refazendo várias receitas do Cozinha, tanto pra reciclar as fotos que precisavam, quanto pra atualizar as receitas. (e em alguns casos, como esse, gravar vídeo tb) E eis que meus quadradinhos de palha italiana viram brigadeiros de palha italiana! Tá, mas qual a diferença? Só o formato mesmo, e que agora eu consigo controlar melhor a textura do biscoito. É que eu achei bem mais fácil enrolar como um brigadeiro e passar no açúcar.

Pra quem prefere o formato do quadradinho tem explicado na receita abaixo também!

Pra quem quer o brigadeiro com a crocância da palha italiana é só deixar o biscoito um pouco mais inteiro e adicionar só no finalzinho do cozimento. E pra quem quer a textura macia do brigadeiro e só o sabor do biscoito é só triturar bem, formando uma farinha. E quanto antes adicionar o biscoito mais ele some na massa.

brigadeiro de palha italiana

Eu queria muito poder dizer que é Palha Italiana.. mas não é. Ao mesmo tempo, não deixa de ser, de certa forma, a própria já que é basicamente brigadeiro com biscoito maria.
Então fica assim, Quadradinhos de Palha Italiana e você pode entender como palha italiana em quadradinhos, ou quadradinhos sabor palha italiana. E agora que eu já deixei todas as ferramentas de busca e professores de português loucos com tanta repetição na mesma frase… eis como eu cheguei a essa bagunça:

E ideia era fazer uma palha italiana quase tradicional, mas menos puxenta. Pra conseguir isso eu ia acrescentar creme de leite no brigadeiro e depois bater no liquidificador pra ficar bem cremoso. Porque quando você bate o leite condensado no liquidificador ele fica cremoso… Então tinha uma chance de isso acontecer com o brigadeiro mole também. Depois era só misturar o biscoito e pronto! Pelo menos na minha cabeça…

O resultado foi um brigadeiro mole demais, que apenas serviu pra amolecer os biscoitos (que deveriam ficar crocantes) e nunca pegar forma, mesmo depois de uma noite na geladeira… Desastre né? Nem foi… numa tentativa de não desperdiçar brigadeiro (isso jamais!!) voltei com tudo pra panela e fui misturando até pegar ponto de brigadeiro de enrolar. Só que aí o biscoito sumiu. E no lugar da palha italiana eu fiquei com esses quadradinhos deliciosos com textura macia, nem um pouco puxentos, e com gostinho de brigadeiro mesmo!!! E acaba assim o conto da quase palha italiana desconstruida, major, ainda estamos trabalhando em um nome pra esse trem. Na receita abaixo eu resumo bastante a história, pulo toda a saga do liquidificador e deixo tudo direitinho pra vocês chegarem no mesmo resultado sujando bem menos vasilha… 😉

Quadradinhos (ou brigadeiro) de Palha Italiana

1 lata de leite condensado
25g de manteiga
2 colheres sopa de chocolate em pó
80g de biscoito maria

Despedace os biscoitos grosseiramente e reserve.
Em uma panela junte o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Leve ao fogo baixo e mexa até formar um brigadeiro mole. Junte os biscoitos e mexa até secar bem. A massa me lembrou bastante massa de cajuzinho, quem já fez vai reconhecer.

Para formatar os quadradinhos: Forre uma forma/vasilha/assadeira pequena com papel manteiga e unte-o com manteiga, isso vai facilitar depois. Deixe na geladeira, coberto, por algumas horas, ou uma noite inteira. Daí é só desenformar, cortar e passar no açúcar. O açúcar de confeiteiro funciona melhor, mas o refinado também serve.

Para formatar os brigadeiros: deixe esfriar em um prato untado. Depois é só enrolar, e passar no açúcar antes de colocar na forminha.

Salvar