Blondie de hortelã, doçura e refrescância num bolo

Blondie de hortelã sem nenhum corante ou essência artificial, e docinho e refrescante ao mesmo tempo.

blondie de hortelã

Quando eu vi essa receita eu quis provar na mesma hora, principalmente porque eu duvidei que o sabor da hortelã fosse aparecer sem nenhuma ajuda de licor ou essência artificial. Demorou um pouco, mas aqui está ele: blondie de hortelã, sem sabores artificiais, e com sabor de hortelã sim.

Mas pra começar, o que é um blondie: basicamente o primo do brownie. É uma piada (boa ou não a ser discutido) com o nome original em inglês. Enquanto brownies (brown = marrom) usam chocolate meio amargo ou ao leite, blondies (blond = loiro) usam chocolate branco. A diferença é só essa mesmo, tanto que dá pra aproveitar receitas de brownies e trocar pra blondies sem grandes problemas. A única questão é que o chocolate branco costuma ser mais doce, então o resultado final poderia ficar um pouco enjoativo, comparando com brownies.

Só que aqui esse problema não rola. Como é um blondie de hortelã, ela acaba dando uma baita refrescância pro resultado final e, assim, equilibrando o sabor. Tão bem que não mudei praticamente nada na receita, apenas converti as medidas de peso para volume. E usei  hortelã que tinha disponível. Existem muitas variedades de hortelãs e mentas no mundo, e essa variação pode alterar levemente o sabor. Duvido que alguma resulte num bolo não gostoso, então fique a vontade para usar a que tiver disponível na sua horta ou no seu mercado.

Por último, uma dica: eu fui assar o meu blondie de hortelã em uma forma de bolo inglês, pra ficar bem bonitão pra foto. Só que como o bolo fica alto, acaba demorando mais pra assar o meio. O resultado: quinas bem douradas e meio quase cru, tanto que ele afundou. Para um blondie de textura mais homogênea é só usar uma assadeira tipo tabuleiro, mais baixinha e larga, que tá tudo certo!

blondie de hortelã

Blondie de hortelã – original aqui

40 folhas de hortelã fresca
200g de chocolate branco
125g de manteiga sem sal
5 colheres sopa de açúcar
2 ovos
3/4 xícara de farinha de trigo

Macere a hortelã com o açúcar até não sobrar nenhum pedaço de folha. Enquanto isso derreta o chocolate e a manteiga juntos, em banho-maria. Quando eles estiverem totalmente derretido, retire do fogo e junte o açúcar, misturando até incorporar totalmente. Adicione então os ovos, misture bem, e a farinha e misture apenas até ficar uma massa homogênea.

Transfira para uma forma com papel manteiga untado e leve ao forno (180C) até que asse. No teste do palito ele não precisa sair limpo, só precisa que a massa não esteja mais líquida. Para um melhor resultado, espere esfriar totalmente antes de desenformar; para um resultado melhor ainda deixe na geladeira por algumas horas antes de servir.

——————————-
Em 2015: Bolo bananada
Em 2016: Shake de banana com Nutella