Trufa de amendoim de colher – Especial #cozinhajunina

Trufa de amendoim, com apenas 3 ingredientes, doce na medida e servida em um copinho de pinga com mais um pouco de amendoim por cima.

trufa de amendoim de colher

Essa receita é mais uma da série “e se eu juntar isso com aquilo” que deu bem certo de um jeito que eu não esperava. É que a primeira ideia não era um docinho de colher, e sim uma trufa que eu enrolaria e passaria no amendoim moído, ou no açúcar de confeiteiro; ia depender do quão doce a trufa de amendoim ficaria no final.

Eu ia até colocar numa forminha dentro de uma mini chapéu de palha pra ficar com muita cara de festa junina

Só que nem sonhando que esse trem pegou ponto de enrolar. E olha que teve congelador envolvido nos testes. Dava pra ir alterando as quantidades e forçar um doce em ponto de enrolar? Dava. Mas eu preferi abrir mão da textura esperada e garantir o melhor sabor que essa mistura de ingredientes conseguisse. Não ficou doce demais, que é um risco quando se trabalha com chocolate branco; e também não ficou gritando amendoim a ponto de ficar enjoativo. O resultado foi um doce com sabores sutis, e super leve. E de colher.

Então trabalhamos com o que temos. Se é trufa de amendoim de colher que temos, servimos em copinhos de pinga que é pra manter o espírito junino em alta. Achei os copinhos pequenos e comeria a bandeja do vídeo toda de uma vez? Com certeza. Mas como parte do time que não quer exagerar nos doces, a gente mente pra gente mesma e diz que o copo pequenininho é de propósito…rs

trufa de amendoim de colher

Trufa de amendoim de colher

300g de chocolate branco picado
1 lata de creme de leite com soro
1 xícara de amendoim torrado e moído

Misture o chocolate com o creme de leite e leve ao banho maria até que tudo derreta.
Retire do calor e junte o amendoim, misturando bem para que fique uma mistura homogênea.
Leve para a geladeira por pelo menos 2h antes de servir. Se for servir em potinhos você pode dividir o doce entre eles antes de levar pra a geladeira. Sirva com um pouquinho de amendoim torrado e moído por cima.

—————————-
Em 2017: Cocada Baiana