Funnel cake, o bolinho de chuva desconstruído

Funnel cake, um primo do bolinho de chuva em forma de espiral, crocante e coberto de açúcar, porque tem jeito melhor de comer massa frita?

funnel cake

Ou, como ficou conhecido aqui em casa: bolinho de chuva desconstruído. E a comparação tem sua justificativa, afinal é uma massa neutra, frita, coberta com açúcar. Podia estar falando de bolinhos de chuva, de sonhos ou até de shakoys. Mas hoje é de funnel cake que eu tô falando.

E pra começar uma das minhas coisas favoritas: o porquê de um nome tão estranho. O funnel é porque a massa é passada por um funil, ou substituto similar, formando uma espiral na gordura quente. Daí o formato tão esquisito. E isso tem uma razão de ser. Quando você frita uma colherada de massa, como acontece nos bolinhos de chuva, o normal é ficar fofinho. Mas quando a massa é fininha, como no funnel cake, não tem o miolo fofinho e tudo fica crocante.

O cake do nome é porque americano tem mania de chamar tudo que leva farinha de cake, sendo um bolo de verdade ou não.

Apesar de ter me apaixonado pelo resultado crocante e docinho, fica o alerta: essa massa encharca. E aí são duas coisas que causam o problema: a quantidade de gordura na massa, e o quanto a massa é líquida. É que essa receita é com manteiga, ovo e leite na massa; isso quer dizer que é o que se chama de massa rica. Uma delícia, mas não das melhores pra fritar caso você não goste de frituras encharcadas. O que dá pra fazer, se esse é o seu caso, é usar a massa de bolinho de chuva. Ou usar essa mesma massa da receita, apenas trocando a manteiga por mais 1 ovo.

A parte da massa ser líquida não dá pra mexer muito. Uma massa muito grossa não vai funcionar na hora de fazer a espiral, que é o grande tchã da coisa toda. E outra coisa que aconselho não mexer muito é na quantidade de açúcar. Parece pouco, e se você provar só a massa frita, é mesmo. Mas como a ideia é servir coberto de açúcar, não dá pra fazer uma massa muito doce mesmo.

Por fim, o que usar pra transferir a massa para a panela de óleo. A receita recomenda um saco de confeiteiro com bico simples. Eu já vi muita gente usando aqueles potes de ketchup/mostarda. E eu usei um pote que veio com mel, e que tem aquele bico também. Qualquer coisa nesse sentido vai funcionar!

funnel cake

Funnel Cake – original aqui

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar
1 1/2 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá sal
1 ovo
50g manteiga derretida e morna
1-2 xícaras de leite
óleo para fritar
açúcar para cobrir

Misture os ingredientes secos. Adicione o ovo e a manteiga e vá misturando e acrescentando o leite. Acrescente leite até conseguir uma massa um pouco mais líquida do que uma massa de bolo. Transfira a massa para um saco de confeiteiro com bico simples, uma bisnaga de ketchup ou algo similar.

Esquente uma panela com óleo e faça uma espiral de massa no óleo quente. Deixe fritar dos dois lados e tire da gordura direto para um prato com papel toalha ou para uma peneira de metal. Deixe escorrer um pouco e cubra com açúcar ainda morno. Repita com toda a massa.

——————————-
Em 2015: Bolo Baiano
Em 2016: Doce Gin