Cupcakes smores, biscoito + chocolate + marshmallow

Cupcakes smores, juntando uma base de massa de biscoito, um brownie super úmido e marshmallow molinho e tostado como cobertura!

cupcakes smores

Pra quem nunca viu esse termo antes: smores são um meio que lanche meio que sobremesa, típico da América do norte, que consiste em 2 biscoitos simples recheados com um pedaços de chocolate e um pedaços de marshmallow tostado. Existem várias versões diferentes dessa combinação de sabores, então o que não falta é cookie smore, bolo smore, pavê smore… E hoje é dia de cupcakes smores.

Essa receita me conquistou de imediato por conta da combinação de texturas: crocante esfarelento na base de biscoito; úmido e denso pro brownie; e uma dupla contrastante na cobertura: cremoso com uma casquinha mais dura. Uma delícia!

Então deixa eu apontar umas dicas antes de ir pra receita:
-a base de biscoito pode ficar muito esfarelenta, dependendo do quanto o seu biscoito for seco ou não; um pouco a mais de manteiga pode resolver. Por mais estranho que pareça, deixar os biscoitos dormirem em uma vasilha só com um pano por cima também ajuda: eles ficam murchos e menos secos.
– o merengue mais molinho acaba ficando mais gostoso na hora de comer, mas não tão bonito na foto. Escolha o ponto que você preferir.
– dá pra usar marshmallow comprado pronto no lugar do caseiro; mas toste um com o maçarico antes pra ver como ele se comporta.
– eu usei forminhas de silicone porque gosto da ideia de pode reutilizar e porque não tinha certeza se a de papel funcionaria. No vídeo eu testei a de papel e funcionou bem sim. Independente da que você escolher, retire da forminha antes de usar o maçarico para evitar acidentes.

cupcake smores

Cupcakes smores – original aqui

Base de biscoito
90g de biscoito maria triturado bem fino
3 colheres sopa de açúcar
75g de manteiga derretida

Misture os ingredientes até conseguir uma mistura que pareça areia molhada. Divida essa massa entre 12 forminhas de cupcakes (de papel ou de silicone), e reserve.

Brownie
75g de manteiga
150g de chocolate meio amargo
1/2 xícara de açúcar – o que você preferir
2 ovos
4 colheres sopa de farinha de trigo
2 1/2 colheres sopa de chocolate em pó
1 pitada de sal

Derreta a manteiga junto do chocolate em banho-maria. Retire do calor e misture o açúcar até incorporar e baixar a temperatura da mistura. Então junte os ovos e bata bem até ficar homogêneo novamente. Junte a farinha, o chocolate em pó e o sal e misture levemente, apenas para incorporar. Divida a massa entre as forminhas, cobrindo a massa de biscoito, e leve ao forno a 180 por 15-20min. O ponto certo é quando o palito inserido no meio do cupcake sai não totalmente limpo, ainda com uns pedacinhos de massa úmida. Retire da forma de metal e transfira para uma grade ou bandeja para esfriar totalmente. Quando estiverem totalmente frios retire das forminhas.

Marshmallow
2 claras
7 colheres sopa de açúcar refinado
1/4 colher chá de limão

Misture as claras com o açúcar e leve ao banho-maria até o açúcar derreter. Junte o limão e bata até conseguir picos firmes. Transfira para um saco de confeiteiro e pingue uma gota grande sobre o topo de cada cupcake. Com um maçarico toste o marshmallow e sirva em seguida.

Eles podem ser guardados na geladeira, em uma vasilha tampada, por 4 dias sem estragar; mas o marshmallow é mais gostoso quando fresco, então se quiser fazer com antecedência deixe essa parte para fazer no dia de servir.

—————————–
Em 2015: Vinho quente
Em 2017: Pão integral de amendoim