Conhaque Defumado com canela

Conhaque defumado, mais uma técnica que uma receita, e um drink com aromas aconchegantes pra aquecer esse inverno.

conhaque defumado

Então sim, tem receita no fim desse post? Tem. Mas no que eu gostaria que você prestasse atenção mesmo é esse texto. Porque tem umas dicas pra conseguir o efeito defumado sem correr riscos, e tem como fazer um ou todos os passos e conseguir um conhaque defumado só seu.

Primeira coisa: se você tem costume de beber conhaque, tem uma marca favorita, saboreia a bebida mesmo… Ignora a parte de fazer um drink e faz só a parte do defumado pra aproveitar o seu conhaque puro. Vai ficar gostoso também. Segunda coisa: todos os sabores são modificáveis, inclusive o conhaque. Dá pra fazer “sua bebida favorita” defumada, sem problema.

Agora, pra conseguir a parte enfumaçada do conhaque defumado eu usei um pedaço de canela, porque era esse o aroma que eu queria. Pra isso eu coloquei fogo em um pedaço de canela, usando a boca do fogão mesmo. Dá pra fazer isso com um fósforo ou um maçarico, a ferramenta com que você se sentir mais confortável. Pra enfumaçar o copo eu usei um pires de vidro refratário, coloquei o pedaço de canela com a pontinha em brasa ali e tampei com o copo de boca pra baixo. E deixei ali até encher de fumaça. Cuidado na hora de usar vidro nessas horas, tenha certeza que seu vidro aguenta o calor.

Enquanto isso eu preparava o drink misturando o conhaque com o xarope simples, só açúcar e água fervidos juntos. Dá pra temperar esse xarope com o que você quiser. Eu acho que umas raspas de laranja funcionam bem com conhaque e canela. Dá pra colocar mais canela, ou cravo que também combina. Enfim, use sua imaginação, ou comece com o simples e vá aumentando a complexidade depois.

E aqui entra a parte de escolher o quanto você quer ter trabalho. Dá pra defumar o copo pra beber conhaque puro. Dá pra fazer o drink e não colocar a canela em brasa no final. Dá pra fazer o drink, servir com a canela e não enfumaçar o copo. Dá pra só usar essa técnica com outros ingredientes… Inventa a vontade! E me conta depois!

Conhaque Defumado

1 dose de conhaque
1/2 dose de xarope*
canela*
fósforos ou maçarico*

*tem um mundo de detalhes no texto acima

Acenda a canela e coloque sobre uma superfície que não tenha problema queimar ou que não queime. Vire o copo (baixo) sobre a canela e deixe que ele encha de fumaça. Enquanto isso misture o conhaque com o xarope e algumas pedras de gelo até que fique bem gelado.
Desvire o copo e, rapidamente, sirva 3-4 cubos de gelo e o drink já gelado. Sirva com a canela queimada; ou ainda queimando.

——————————
Em 2017: Bolo de banana, chocolate e nozes