Pastel de choclo, escondidinho de carne com milho

Pastel de choclo, carne moída e milho verde num formato que parece muito com o primo do nosso escondidinho. E que delícia de combinação!

pastel de choclo

Acho bom começar explicando uma coisa, o nome pastel de choclo é em espanhol; e em espanhol pastel é bolo ou torta. Tem nada a ver com a massa recheada e frita que a gente chama de pastel aqui no Brasil. Então esse seria um bolo de milho. Mas mesmo assim não parece muito com os bolos que vem a mente de imediato. Tá mais para o nosso escondidinho: uma camada de proteína, coberta com uma camada de carboidrato.

E o nome é espanhol porque esse é um prato de origem peruana, que acabou se tornando extremamente popular no Chile. Pelo visto o pastel de choclo era um prato típico das áreas rurais do Chile; e com a urbanização do país o prato acabou se espalhando pelas áreas urbanas também. E também, como todo prato típico, existem muitas variações.

A versão que eu fiz dessa vez é, acredito eu, a mais simples de todas: apenas um molho de carne simples coberto por uma massa de milho. Mas existem versões com misturas de carne bovina e frango desfiado, tem versão com ovo cozido entre as duas camadas, e também com azeitonas e passas. Eu não fiz nada disso, e me ative aos temperos sugeridos na receita original: páprica, cominho e manjericão. A única provável mudança foi o fubá. Eu não tenho certeza se a harina de maiz mencionada é exatamente igual ao fubá mineiro. Mas ele funcionou bem, então tá tudo certo.

pastel de choclo

Pastel de choclo – original aqui

1 kg de carne moída – escolha a sua favorita
1 xícara de caldo de carne ou vegetais
1 cebola grande
gordura para refogar – ou óleo
1 colher chá de páprica picante
1 colher chá de cominho em pó
sal
2 colheres sopa de farinha de trigo

Em uma panela grande refogue a cebola na gordura; quando ela estiver translúcida acrescente os temperos e a carne e refogue até a carne não estar mais vermelha. Acrescente o caldo e deixe cozinhar até o líquido secar. Baixe o fogo e acrescente a farinha, misture bem e pronto. Desligue o fogo e deixe amornar na panela mesmo.

Manteiga ou óleo para refogar
400g de grãos de milho
1/2 xícara de leite
3 colheres sopa de fubá
20 folhas de manjericão – das pequenas
sal e páprica picante
3 colheres sopa de açúcar cristal – opcional

Em uma panela refogue os grãos de milho junto do sal e da páprica. Acrescente o leite e as folhas de manjericão e deixe cozinhar por uns 2 minutos caso o milho seja em conserva, ou até que o milho cozinhe. Transfira para o liquidificador e bata até conseguir uma mistura homogênea. Volte para a panela, misture o fubá e cozinha em fogo baixo por mais 2 minutos.

Para a montagem unte um refratário e cubra o fundo dele com toda a carne moída. Cubra com o creme de milho. Se quiser polvilhe o açúcar por cima. Leve ao forno a 230C por mais 20min e sirva com folhas frescas de manjericão.

——————————-
Em 2015: Biscoito de abóbora pra cachorro
Em 2016: Orange Blosson