Bolo de tempero pro lanche da tarde

Bolo de tempero, colorida e leve essa receita de família aceita muitas variações para você sempre ter um lanche diferente sem muito esforço.

bolo de tempero

E quando eu falo receita de família quero dizer daquelas anotadas no caderno, com lembrança de infância e medida de mãe. Sabe quando a farinha é na colherada cheiona e cada um enche a colher um tanto? Ou a xícara é a de tomar café e não a padrão? Pois é, isso é  tal medida de mãe. Mas calma 1, porque as medidas da receita abaixo são as padrão, com xícara de 240ml e colher sopa de 15ml. E calma 2, porque isso tudo significa que essa é uma receita muito adaptável.

Pensa assim, se cada um media a colher de um jeito e no fim todo mundo conseguia fazer o bolo, isso vale pra hoje também! Então não precisa preocupar muito que o bolo de tempero vai sair e o lanche vai estar garantido. E o mesmo vale pro recheio. O original era com pimentão verde, azeitona, salsinha… A gente vai mudando de acordo com o gosto de quem vai comer e o que tem na geladeira.

Vale lembrar que se só o que tem é queijo, tem esse bolo de queijo maravilhoso também…

Isso quer dizer que o seu bolo de tempero pode não ser vegetariano por exemplo; ou sem cebola, ou com cenoura ralada, ou ervilhas… O único cuidado que é bom tomar é com o quanto o recheio vai soltar água. Por exemplo, tomates soltam água pra caramba! Então a solução é retirar o miolo e as sementes e usar só a polpa. Vegetais que soltam muita água podem ser assados antes de serem colocados na massa. E o queijo segue a regra de quanto mais curado menos umidade. Pronto, agora é só conferir a geladeira e escolher o que vai ter no SEU bolo de tempero!

bolo de tempero

Bolo de tempero

4 tomates médios
1 cebola grande
1/2 pimentão amarelo grande
1/2 xícara de cebolinha picada
1 colher sopa de orégano
3/4 xícara de queijo meia cura em cubinhos
1/2 xícara de parmesão ralado*
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres sopa de fermento em pó
2 gemas
1 1/4 xícara de leite – mais ou menos
2 claras

*se for usar o parmesão de pacotinho reduza a quantidade para 1/4 de xícara

Retire o miolo e as sementes dos tomates e pique a polpa em cubinhos; pique também a cebola e o pimentão em cubinhos e junte tudo em uma tigela. Misture aos vegetais a cebolinha, o orégano e os queijos e reserve.

Em outra vasilha junte a farinha com o fermento; junte as gemas e comece a misturar. Vá acrescentando o leite aos poucos e misturando a massa. Quando a textura for mais firme que a de bolo e mais mole que a de pão está bom. Misture essa massa com a mistura de vegetais e reserve.

Por último bata as claras em neve e acrescente na massa aos poucos. Primeiro acrescente 1/3 das claras e misture bem. Então acrescente mais 1/3 e misture delicadamente e depois o restante e misture apenas até toda a clara ser incorporada. Transfira para um tabuleiro de 20x30cm e leve ao forno a 230C até dourar.

——————————
Em 2015: Abóbora assada
Em 2017: Biscoitinhos integrais com levain