Bolinhos de frango com batata assados

Bolinhos de frango com batata, assados e bem temperados, pra servir como almoço, petisco ou lanche! Falei que é só misturar tudo e por pra assar?

bolinhos de frango com batata

Esses bolinhos chegaram pra mim como bolinhos de frango mexicanos. Não entendi qual a parte do mexicano, e só lendo o texto junto da receita fui ver que se tratava de um prato paleo. Essa tal dieta é fã de proteínas e odeia carboidratos. Não é o que rola aqui em casa, por aqui o lema é: coma de tudo.

Então fui trocando uns ingredientes meio fora do comum, como óleo de coco, por coisas mais normais na minha cozinha, como azeite. A batata doce virou batata comum, puramente porque era a que tinha. Imagino que com batata doce fique gostoso, e com uma mistura de batata inglesa e baroa também. Os temperos são comuns, e talvez eles que sejam a razão do mexicano no nome, mas não tenho certeza.

Pro meu paladar as medidas da receita abaixo serviram bem: temperado mas nada muito forte a ponto de ficar enjoativo. Meu conselho com temperos é sempre: comece devagar, vá provando e aumentando conforme o seu paladar. E claro, se você não gosta, ou não tem algum dos temperos da lista, é só pular ou trocar por algo parecido.

bolinhos de frango com batata

Bolinhos de frango com batata – original aqui

500g de frango desfiado
500g de batatas
1/3 xícara de cebola em cubinhos
1/4 xícara de cebolinha picada
2 alhos amassados
1 colher chá orégano seco
2 colheres chá de cominho em pó
1 colher chá de sal
3/4 colher chá de páprica picante
2 colheres sopa de azeite
2 colheres sopa de farinha de rosca
suco de 1/2 limão

Descasque, pique, cozinhe e amasse as batatas e misture com o restante dos ingredientes. Acerte os temperos para o seu gosto.
Faça bolinhas com a massa e transfira para uma forma untada ou forrada com silicone. Aperte ligeiramente cada bolinha de massa para ficarem parecendo mini-hambúrgueres gordinhos.
Leve para assar em forno aquecido a 230C até que dourem.

——————————
Em 2014: Kibe
Em 2015: Trança amanteigada
Em 2016: Sangaree nº2