Bolo de Manga com ideia fácil para saborizar bolos

Bolo de manga, amanteigado e feito com a fruta de verdade, para garantir um lanche gostoso e fácil de fazer.

bolo de manga

Esse bolo tem um passo a passo tão simples que eu quase desanimei de postar… Mas a ideia é tão boa que acabei pensando que valia a pena um post aqui. É que o grande tchã desse bolo nada mais é que trocar o leite de sempre por purê de manga. Esse purê não é nenhum ingrediente difícil de achar, é só manga batida mesmo. Dá pra chamar de polpa de manga que também funciona.

Aliás, já fica a primeira dica: eu bati uma manga fresca para conseguir o purê. Mas se você tiver polpa congelada, dessas que são só a fruta, sem água nem açúcar adicionados, funciona igual! E é aí que mora o truque que me fez querer deixar o registro desse bolo aqui: usar polpa de fruta em bolos.

bolo de manga

Não sei como é aí na sua cozinha (me conta?) mas por aqui é muito comum bolo de fubá, chocolate e de nada, também chamado de baunilha caso você use a essência. E claro que eu tento mudar isso buscando receitas novas, mas é muito raro bolos com frutas. E esse é um jeito muito simples de experimentar sabores novos sem apelar para aditivos artificiais.

Acho que dá pra usar os aditivos artificiais sim, principalmente sem abuso. Mas também acho que sempre é bom conhecer outras opções para poder escolher qual a melhor pra você.

Então dito tudo isso fica o convite: dê uma olhada nas polpas congeladas que tem por aí e dá uma chance. E depois me conta qual o seu bolo favorito!

Bolo de Manga – original aqui

100g de manteiga sem sal
2/3 xícara de açúcar
2 ovos
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher chá de fermento
1 pitada de sal
2/3 xícara de purê de manga*

*para fazer o purê eu piquei uma manga média em cubos grandes e bati no processador até ficar homogêneo.

Bata a manteiga com o açúcar até ficar homogêneo. Adicione os ovos e bata novamente até voltar a ficar homogêneo. Acrescente a manga e misturando junte o sal, o fermento e a farinha. Quando tudo estiver incorporado transfira para uma forma de bolo inglês, de 20cm, untada e com papel manteiga untado no fundo. Leve para assar a 180C até que doure, e espere esfriar antes de desenformar para ficar mais fácil.

——————————
Em 2014: Pão com farinha de coco
Em 2015: Licor de mexerica
Em 2017: Buttercream de chocolate branco