Baratas feitas de donuts #cozinhadebruxa

Baratas de donuts com cobertura de chocolate e caramelo para deixar esse Halloween mais horripilante do que nunca!

baratas donuts

Deixa eu começar contando que essa receita foi sugestão dada lá no instagram e que se você quiser ver uma receita por aqui é só falar! Então, sugestão dada fui eu atrás de como fazer baratas a partir de donuts e achei esse artigo do Instructables. Que aliás, creio eu é a fonte da maioria das fotos de donuts baratas que rodam internet afora.

Mas é claro que eu fui adaptar tudo que tava no artigo, começando pela receita principal. Acabei usando a mesma massa dos Donuts Gato Preto, de Halloweens passados, pensando que eles não inflariam tanto. Inflaram e eu acabei com baratas bem gordinhas, então siga a dica da receita abaixo e deixe a massa bem fina. O vídeo mostra bem esses tamanhos.

Eu também não recheei como a receita original, porque achei que gravar a versão simples já seria um trabalho homérico. E foi mesmo e fiquei feliz com essa escolha. Mas, se você não planeja gravar um passo a passo, rechear não vai te dar tanto trabalho. Duas opções que eu adoro são o creme dos mini sonhos, e o curd de maracujá.

Por último: o retalho de massa vira perninhas e antenas, mas acaba sobrando muito e essas tirinhas de massa acabam virando um ótimo petisco. Só que a massa é bem neutra, então vale salpicar um salzinho ou açúcar com canela por cima.

baratas donuts

Donuts baratas – original aqui

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento biológico seco
1/2 colher chá de sal
2 colheres sopa açúcar
25g de manteiga
1 ovo
1/2 xícara de leite

Junte o leite e a manteiga e leve ao fogo baixo até a manteiga derreter; deixe fora do fogo até amornar. Em uma tigela misture a farinha, o fermento, o sal e o açúcar; junte o ovo e a mistura de leite e misture até a massa ficar manuseável. Sove a massa até ela ficar lisa e elástica e então volte pra vasilha e tampe com plástico. Deixe descansar até dobrar de tamanho, por cerca de 1h.

Em uma superfície enfarinhada, abra a massa em um disco com menos de 0,5cm de espessura. Com um cortador oval corte 12 bases ovais e guarde os retalhos de volta na vasilha tampados com plástico. Transfira 8 bases ovais para uma assadeira polvilhada com farinha; corte as 4 restantes ao meio, pincele todas com água e coloque cada uma sobre uma das 8 bases. Aperte ligeiramente para fazer as massas grudarem, tampe tudo com plástico e deixe descansar por mais 1h.

Enquanto isso abra os retalhos de massa em um disco bem fino e corte esse disco em tirinhas fininhas também. Polvilhe tudo com farinha para impedir de grudar e depois que tudo estiver cortado frite essas tirinha até dourarem. Elas queimam bem fácil já que são tão finas, então cuidado. Reserve essas tirinhas fritas pro final da montagem.

Com os donuts já crescidos, afunde uma faca no meio da massa de cima de cada barata. E então frite os donuts até que dourem. Deixe eles descansando sobre uma grade, para esfriarem e enquanto isso prepare a calda:

2 colheres sopa de chocolate picado
1 colher sopa de manteiga (15g)
1/4 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher sopa de água quente

Junte o chocolate e a manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo até derreterem. Junte o açúcar e a água e misture até formar uma calda homogênea. Retire do fogo e banhe a parte de cima (com a segunda massa marcada) de cada donut na calda. Deixe secando na grade novamente.

4-5 caramelos
corante preto líquido ou gel

Amasse os caramelos com um rolo de massa, ou um pote bem pesado, ou as suas mãos ou o que funcionar. Quando eles estiverem finos use uma faca ou tesoura para cortar tirinhas de cerca de 3mm. Cubra a parte de trás (sem a segunda massa por cima) de cada barata com 3 ou 4 tirinhas, deixando um espaço entre cada uma delas.
Com um pincel pequeno pinte a cabeça das baratas de preto e faça manchas por todo o corpo. Para finalizar com um faca faça 3 furos de cada lado do corpo e coloque em cada um uma tirinha de massa frita, para fazer as pernas. Faça também 2 furos na ponta da cabeça e coloque tirinhas de massa para fazer as antenas. E pronto!

 

—————————–
Em 2017: Suspiros diabinhos