Donuts Gato Preto – especial de Halloween

Donuts podem ser rosquinhas açucaradas clássicas, ou coloridas que lembram desenhos, mas essas são um símbolo do dia das bruxas: gatos pretos!

donuts gato preto

E já vamos deixar uma coisa clara: gato preto não traz azar e, pela minha experiência, são ótimas companhias! E talvez por conta desse amor que, assim que vi os gatinhos dessa receita, fiquei doida pra experimentar! Achei que fosse ser incrivelmente trabalhoso, não só fazer os donuts mas ainda montar os gatinhos. Ledo engano, foi mais fácil do que pode parecer.

Agora, essas rosquinhas são diferentes das que já apareceram por aqui. Eu fiquei tentada a usar uma receita que já conhecesse, mas achei que seria uma boa oportunidade de tentar uma receita nova. E assim, pode ou não ser o sonho dos seus sonhos… Pra quem gosta de doces massudinhos, com bastante sustância, essa é a receita ideal. Já pra quem prefere aquele sonho bem levinho, quase um bolo de tão fofo, aí não. Nesse caso meu conselho é usar a massa dos donuts com recheio de maracujá, que é bem mais leve. Siga aquela receita e apenas corte em forma de rosquinha e monte os gatinhos seguindo essa aqui. Vai dar certo igual e você terá o donut conforme seu gosto.

donuts gato preto

Além desse detalhe da massa, a receita original pedia o dobro de cobertura. Eu segui as medidas pedidas e fiquei com metade da cobertura sobrando. Agora veja bem, é ganache de chocolate, não vou reclamar de ter um pote desses em casa. Mas na receita abaixo coloquei apenas a quantidade necessária para fazer os gatinhos. E cobrir as bolinhas cortadas do centro de cada donut.

Por fim, um detalhe da montagem dos gatinhos: coordenação motora não é meu forte. Vide os bigodes, cada gato é único e nem sonhando consegui fazer dois iguais… Então pra facilitar a vida, fiz os olhos e o nariz com confeitos. Eu usei os Choco Power Balls pequenos, mas qualquer pérola de tamanho pequeno já funciona. Caso você tenha melhor coordenação, ou mesmo não encontre desses confeitos por aí, é só desenhar tudo com chocolate branco ou colorido.
E é sempre bom lembrar: para não perder nenhuma receita especial de Halloween é só ficar de olho na #cozinhadebruxa.
donuts gato preto

Donuts Gato Preto – original aqui

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento biológico seco
1/2 colher chá de sal
2 colheres sopa de açúcar refinado
25g de manteiga sem sal macia
1 ovo
1/2 xícara de leite morno

Misture todos os ingredientes e sove até a massa ficar macia e elástica. Cubra com plástico e deixe descansar até dobrar de tamanho; cerca de 1h.
Com um rolo, abra a massa até ficar com cerca de 1cm de espessura e corte os donuts. Vale usar cortadores de biscoito, copo, ou os círculos que você tiver para cortar os círculos maiores de cerca de 7-8cm, e o círculo menor do centro de cada donut. Cubra novamente e deixe descansar mais 40min. Frite em óleo quente até que dourem e deixe escorrer e esfriar antes de montar os gatinhos.

Cobertura:
amendoins inteiros
pérolas/confeitos brancos
100ml de creme de leite sem soro
100g de chocolate meio amargo
corante em gel preto
corante em pó rosa
20g de chocolate branco

Faça 2 pequenas incisões em cada donut e coloque um amendoim em cada uma, formando as orelhas. Prefira colocar o amendoim perto do lado que vai receber a cobertura, pois facilita que ele fique no lugar. Separe algumas pérolas brancas e misture com o corante em pó rosa até atingir o tom de rosa claro dos narizes dos gatinhos. Reserve as outras brancas para os olhos.

Aqueça o creme de leite até quase ferver, desligue o fogo e misture o chocolate meio amargo e corante preto apenas para escurecer o chocolate. Misture até ficar homogêneo, mergulhe um donut nesse creme, cobrindo apenas um lado da rosquinha, o lado que tem os amendoins. Retire qualquer excesso de cobertura e repita a operação com todos os donuts.

Monte os gatinhos com duas pérolas brancas para os olhos e uma rosa para o nariz. Por fim, derreta o chocolate branco. Transfira para um saco de confeiteiro com bico fino, ou um saquinho de plástico com uma pontinha furada, e desenhe os bigodes. (pra mim essa foi a parte mais difícil). Espere tudo secar bem e sirva.