Couve-flor com molho branco no forno

Couve-flor assada imersa em um falso molho branco muito fácil, e com direito a ervilhas e bastante queijo ralado!

couve-flor

Essa receita é daquelas que tão na família desde que eu me entendo como gente, e que foi redescoberta recentemente. Minha mãe fez várias vezes durante minha infância, e a gente fez um dia não sei porquê, gostou muito e repetiu numa semana que tinha uma couve-flor bonitona na feira… E agora refiz pra poder tirar as fotos desse post.

E é fácil de repetir assim por 2 motivos: versatilidade nas combinações e facilidade de fazer. Esse prato combina bem com uma carne assada, como um lombo por exemplo; vai bem com carne cozida, como carne de panela; e também funciona muito bem como prato principal de um almoço vegetariano. Pra dizer a verdade eu como ela sozinha sem nenhum acompanhamento e fico bem feliz também.

E a facilidade é porque o molho é só misturar e pronto, a maior dificuldade poderia ser limpar e dividir a couve-flor em floretes. Mas aí qualquer receita com couve-flor vai ter essa “dificuldade”… Agora, dicas extras sobre os ingredientes, que são poucos então atenção neles!

Eu usei ervilhas congeladas nas últimas versões porque tenho preferido elas em todas as situações. Mas a vida inteira as receitas de família foram com ervilhas enlatadas e tudo certo. Apenas lave bem pra tirar o sabor da conserva da lata. Eu nunca usei couve-flor congelada pra essa receita, tenho receio que ela fique molenga demais, então apenas descongelaria antes de montar. Não troque o creme de leite de lata pelo de caixa, eles funcionam de jeitos diferentes no forno; mas caso você tenha creme fresco daí rola de trocar sim.

Por último, o parmesão. Eu sempre vou recomendar o queijo parmesão ralado na hora no lugar do de pacotinho; ele é mais caro mas é queijo de verdade… Mas ainda assim, caso você só tenha o de pacotinho faça esse prato mesmo assim, apenas use metade da quantidade de queijo.

couve-flor

Couve-flor com molho branco

1 couve-flor com cerca de 1kg
sal e limão para cozinhar
250g de ervilhas*
1/4 xícara de cebolinha
250ml de leite
1 lata de creme de leite sem soro*
1/4 xícara de farinha de trigo
100g de parmesão ralado*
1 colher sopa manteiga + para untar

*mais sobre esses ingredientes no texto acima

Limpe a couve-flor, retirando as folhas externas e o talo maior, e separe em floretes para então lavar bem. Transfira para uma panela grande com água, sal e algumas gotas de limão, e cozinhe. Não precisa deixar a couve-flor ficar macia, quando for possível espetar um garfo no talo, sem fazer muita força, pode retirar da água.

Unte uma travessa alta com manteiga e espalhe a couve-flor sobre ela. Em uma frigideira aqueça a manteiga e refogue as ervilhas com a cebolinha por 1 ou 2 minutos. Espalhe as ervilhas sobre a couve-flor e cubra com metade do queijo parmesão. Em outra tigela misture o creme de leite com a farinha de trigo e o leite até ficar homogêneo. Derrame essa mistura na travessa, cobrindo toda a couve-flor, e então cubra tudo com o restante do queijo.

Leve ao forno, a 230C, até que comece a borbulhar e o queijo comece a dourar. Você pode deixar secar mais ou menos, conforme o seu gosto.

—————————-
Em 2014: Trem de minuto
Em 2015: Fudge fácil
Em 2016: Suco de morango com melancia