Laranjada Perfumada, e sem álcool

Laranjada perfumada para garantir um drink em álcool mas ainda assim refrescante e bonito. E com ele uma ideia simples de como fazer isso com outros sabores também!

Essa laranjada surgiu um pouco da minha cabeça, um pouco misturando várias outras receitas pelas quais eu passei o olho enquanto procura drinks sem álcool. A ideia é bem parecida com a de montar um drink alcoólico, mas sem a parte da birita: uma fruta ácida, algo pra adoçar e algo pra deixar mais interessante.

Nesse caso a fruta ácida foi a laranja (que surpresa!), o doce ficou por conta do xarope de alecrim, e a parte interessante quem garantiu foi a água com gás. Dava pra usar limão, só que em menor quantidade. Dava pra trocar o xarope de alecrim por um de outro sabor, ou por um xarope pronto, ou mel, ou açúcar mesmo. E a água com gás pode virar soda limonada, outro refrigerante ou até água tônica. Tudo depende de quais sabores você quer combinar.

E ainda nas dicas para o seu próprio drink: dá pra fazer esse drink na versão pra turma toda. Aumente a quantidade de suco e de xarope pra quantas pessoas você quiser e deixe numa jarra na geladeira. A água com gás entra apenas na hora de servir pra não perder as borbulhas!

Laranjada Perfumada

150ml de suco de laranja
50ml de xarope de alecrim
água com gás para completar

Misture o xarope com o suco e sirva em um copo alto cheio com pedras de gelo. Complete com a água com gás e sirva em seguida.

Xarope de Alecrim

1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
2 ramos de alecrim

Junte os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo baixo. Assim que a calda ferver e o açúcar dissolver desligue. Deixe esfriar antes de guardar em um vidro fechado, na geladeira.

———————
Em 2017: Cookie de travessa