Tortinhas de natal que imitam Mince Pies

Tortinhas de carne com frutas, imitando as mince pies originais, prontas para servir na ceia de natal ou ano novo!

tortinhas de natal

E melhor ainda: tortinhas que você pode já fazer agora e deixar congeladas até o dia de assar. Afinal, se a gente pode adiantar a vida, pra quê deixar tudo pra última hora, certo? Agora, se você tá lendo isso e não tá nem perto de dezembro fica a dica: elas são deliciosas e outras época do ano também, e podem ficar até 3 meses no congelador. E pra quem chegou até aqui mas não gostou da ideia de carne com frutas: essa massa combina muito bem com outros tipos de recheio.

Várias dicas já dadas logo no primeiro parágrafo, deixa eu contar rapidinho o que são essas tais mince pies. Antigamente, bem antigamente, na Inglaterra na época do natal, era comum assar tortas com carne picadinha e frutas da época. Essas tortas foram evoluindo e o recheio foi se modificando com o tempo. Hoje as tais Mince Pies são tortas de frutas picadinhas, e a carne sumiu da história. O próprio termo mince virou meio que sinônimo dessas mistura de frutas picadinhas.

tortinhas de natal

Com toda essa história, resolvi resgatar a carne com frutas, principalmente porque gosto muito dessa mistura. E como, aqui na região, porco e maçã são uma combinação muito comum, principalmente no natal, foi essa que escolhi. As passas reforçam ainda mais o aroma natalino, mas acabei escolhendo as douradas que tem o sabor muito mais suave.

Por último, um aviso sobre o vídeo: quando fui gravar usei as mesmas medidas da receita original. Só que a massa só deu pra 1/4 do recheio e eu acabei tendo que fazer mais. Então sim, no vídeo aparece apenas 1/4 de massa, mas a narração e a legenda dão as medidas corretas. Na dúvida é só ficar com as medidas da receita abaixo:

Tortinhas de Natal – original aqui

4 xícaras de farinha de trigo
400g de manteiga gelada em cubos
1 colher chá de sal
4 gemas
água gelada até dar o ponto

Misture a farinha e a manteiga até conseguir uma textura parecida com uma farofa grosseira; adicione as gemas e o sal e comece a misturar. Vá juntando água gelada e misturando, sem sovar, até que a massa se junte em uma única peça. Embale em filme plástico e leve para a geladeira por 30min, ou para o congelador por até 3 meses.

Abra a massa gelada e corte cerca de 40 círculos. Forre forminhas de empada, ou de mini cupcakes, com os círculos de massa e recheie cada um. Junte os retalhos de massa e abra novamente. Corte o mesmo número de estrelas e tampe cada tortinha com uma delas. Se preferir fazer uma tampa simples para as tortinhas não esqueça de fazer 3 cortes em cada uma delas para o vapor poder sair. Leve as tortinhas para o congelador por pelo menos 30min; ou embale bem e congele por até 3 meses (caso a massa não tenha sido congelada antes). Retire do congelador, pincele com uma clara de ovo e polvilhe açúcar cristal por cima; então leve para a assar a 200C até que dourem. Espere esfriar antes de desenformar e servir.

Recheio Natalino

500g de pernil suíno moído
1 colher sopa de manteiga
1 colher chá de sal
1/4 xícara de cebola picada
1/4 colher chá de canela em pó
1/2 xícara de molho de tomate
2 maçãs pequenas
1 limão
50g de passas douradas

Descasque as maçãs e pique em cubos pequenos. Regue com o caldo do limão e reserve.
Em uma panela derreta a manteiga e refogue a cebola. Depois que ela murchar adicione a carne e deixe ela cozinhar em fogo alto até não estar mais crua. Então tempere com o sal e a canela e junte o molho de tomate. Misture bem e junte a maçã, com o caldo e as passas. Desligue o fogo e deixe esfriar antes de rechear as tortinhas.

——————————
Em 2014: Rabanada Express
Em 2017: Bolo de melado e gengibre