Casa de biscoito modernista para o natal 2019

Casa de biscoito para o natal tropical, inspirada nas casas modernistas dos anos 60, com direito a cobogó e tudo!

casa de biscoito modernista

Foi isso que me passou pela cabeça, logo antes de eu pensar: como eu vou fazer isso?!?! Mas acabou que essa casa de biscoito é bem mais fácil de fazer do que parece. Tanto que eu até animei a decorar bem as paredes. E além de ter gostado muito do resultado estético, fiquei feliz de esse ano termos uma casa de biscoito que não seja um chalé europeu coberto de neve.

Os chalés são lindos, mas tem muito mais chance de, por essas bandas, a gente passar por uma casa modernista do que por um chalé. Fora que a grama verdinha tem mais relação com nosso natal de verão do que pilhas de neve, né? Então, deixa eu correr pra receita que hoje ela é longa!

casa de biscoito modernista

As dicas são: sempre gele bem a massa, antes de abrir, antes de cortar, antes de ir pro forno. Quanto mais firme a massa menos ela deforma quando assa. E se deformar não desespera que dá pra cortar ela ainda morninha. É claro que isso é referente a essa massa, que é a mesma do ano passado, mas você pode usar esse molde para a massa que tiver o costume de fazer.

E sim, o molde tá disponível nesse link, é só baixar o pdf, são 3 páginas. Eu acho que consegui fazer um arquivo que dá pra você imprimir pro mesmo tamanho de casa que eu fiz. Pra você poder conferir, deixei as medidas de cada peça anotadas em cada uma. Lembrando que para fazer maior ou menor vai precisar de mais ou menos massa. E eu não aconselho a aumentar muito o tamanho, porque o telhado pode ficar um pouco instável. Acho que é isso, o restante tá explicado na receita abaixo. Se ficou faltando alguma coisa, ou bateu uma dúvida, é só mandar um oi nos comentários que a gente tenta resolver!

casa de bsicoito modernista

Casa de Natal Modernista 2019

150g de manteiga sem sal macia
3/4 xícara de açúcar mascavo
6 colheres sopa de mel
3 colheres sopa de leite
1 1/2 colher sopa de canela
1/2 colher chá de gengibre
3/4 colher chá de bicarbonato de sódio
3 xícaras de farinha de trigo

Glacê real – clara de ovo + açúcar de confeiteiro até dar o ponto

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Adicione o mel, o leite e os temperos e bate bem até ficar homogêneo. Misture o bicarbonato com a farinha e junte ao creme de manteiga. Misture bem e evite sovar a massa formada. Cubra com plástico e leve para a geladeira por 30min. Abra a massa sobre um papel manteiga polvilhado com farinha e corte as partes da casa. Se o dia estiver muito quente pode voltar a massa aberta para a geladeira para ficar mais firme antes de cortar. Volte a massa já cortada para a geladeira por mais 30min para firmar bem. Leve ao forno aquecido a 200 por cerca de 15min, ou até que assem completamente.

Assim que retirar os biscoitos do forno acerte os cortes, usando os moldes e uma faca afiada. Pra esse modelo eu cortei apenas as janelas e marquei a porta, mas não cortei. Aproveitei também para fazer marcações por todo o teto passando a ponta da faca ao longo da massa, bem de leve. Transfira para uma grade e deixe esfriar completamente antes de montar a casa.

Mas se você for decorar as paredes da casa, como eu fiz, decore antes de montar a casa pra ficar mais fácil. As decorações que eu fiz foram:

Para a porta eu usei chocolate branco derretido dentro da marcação feita no biscoito; a maçaneta foi um mini MM pintado com corante prata; e a guirlanda foi feita com glacê real tingido de verde e algumas miçangas de açúcar.

Para as janelas eu derreti açúcar e esperei chegar a 120C. Coloquei as partes da casa que tinham janelas sobre um tapete de silicone, e derramei o açúcar no buraco da janela. Depois de frio pincelei o “vidro” com pó prata. O festão em volta das janelas também foi feito com glacê real, bem seco, e miçangas de açúcar.

As pedras das paredes foram mini balas delícia coladas com chocolate derretido. A brita são as mesmas balas delícia mas que eu sujei com corante preto. A grama foi feita com coco ralado tingido com corante líquido verde. E o cobogó é uma placa de chocolate tingido de laranja. Para fazer os furos dos cobogós primeiro eu usei uma faca afiada e uma régua para marcar todo o quadriculado; então eu usei um picador de gelo aquecido na boca do fogão para furar o centro de cada quadradinho. E para finalizar eu esfreguei um pouco de chocolate em pó no telhado, para reforçar as marcações feitas com a faca.

Com todas essas decorações prontas é só montar a casa. Una duas peças com glacê real ou chocolate derretido, e coloque copos para segurar tudo no lugar por alguns minutos. Cole mais uma peça e escore com os copos e espere secar. Repita isso até todas as peças estarem no lugar e o glacê bem seco. Para esconder as emendas eu fiz festões de chocolate derretido e miçangas douradas em todas as quinas. Só depois disso colei o teto em cima de tudo, e só então coloquei o cobogó no lugar. Por último coloque as britas e a grama ao redor da casa.

Se ficou alguma dúvida, esse vídeo mostra como eu montei a casa de biscoito de 2018; o esquema para colar as peças é o mesmo:

————————–
Em 2014: Doce de leite ninho
Em 2015: Chocotone
Em 2016: Quiabo com bacon