Xarope de Sálvia + espumante

Xarope de Sálvia, uma receita rapidinha e fácil que garante um drink diferente pras festas de fim de ano. E ainda salva um espumante que não é lá essas coisas…

xarope de sálvia

Já ouviu falar em Prosecco Sporco? É um drink muito simples, feito normalmente com o tal Prosecco. Sporco quer dizer sujo, e o drink é basicamente “sujar” o Prosecco com algum licor ou outra bebida. A primeira vez que ouvi falar foi quando fui pesquisar a grenadine, justamente um dos xarope mais tradicionais pra se fazer Prosecco Sporco. Aliás, tem a receita de ambos nesse link.

E essa ideia funciona maravilhosamente com um espumante (ou Prosecco ou Cava ou Champanhe) que você goste; mas também é ótima pra salvar aquele espumante que não é tão bom assim… E a ideia aqui é a mesma: um xarope de sálvia que vai “sujar” o espumante. Mas como a sálvia tem um sabor muito mais suave, o resultado é um drink mais leve. E que de longe parece só um taça de espumante mesmo. A não ser que você faça uma firula como eu fiz: um palito longo com 2 folhinhas de sálvia pra perfumar mais o drink.

Agora, não precisa ser só com sálvia. Esse tipo de xarope perfumado pode ser feito com qualquer erva, e até com saquinhos de chá. Por aqui já apareceram alguns drinks feitos com chá, com vodka infusionada com chá, e recentemente até drink sem álcool com xarope de alecrim. Esse xarope usa a mesma metodologia que o de hoje, e a única diferença é a quantidade de folhas. É bom prestar atenção pra esse detalhe: quanto mais forte o sabor das folhas menos delas você vai precisar usar.

Uma última dica rapidinha: espumante e vinho frisante são coisas diferentes. O espumante você encontra com aquela rolha que “estoura”; o vinho frisante normalmente é vendido com tampas de rosca e fica junto dos vinhos não frisantes. Ambos podem ser brancos, tintos e rosês; E ambos funcionam muito bem pra misturar com esse tipo de xarope.

Xarope de Sálvia

20 folhas de sálvia
3/4 xícara de açúcar
1 xícara de água

Ferva tudo junto por 3 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe esfriar com as folhas ainda no xarope. Coe e guarde em uma garrafa tampada na geladeira.

—————————–
Em 2017: Cupcakes natalinos