Cowboy Shandy e o que é um shandy

Cowboy Shandy, a versão turbinada com whiskey do drink feito pro verão!

cowboy shandy

Tá, mas o que é um Shandy? Ou foi isso que eu me perguntei quando vi o nome desse drink. E, segundo a tia Wikipédia, Shandy é um drink de cerveja misturada com limonada ou alguma bebida saborizada com limão, com ou sem gás. O que me levou pra dúvida: seria a caipirinha de cerveja uma prima do Shandy, ou um tipo de Shandy?

Mas dúvida a parte, o nome Cowboy Shandy começou a fazer todo o sentido já que esse drink é basicamente limão, whiskey e cerveja. E o estereótipo whiskey + cowboy é bem conhecido… Então tá, nomes a parte também, vamos pros detalhes do drink.

A receita original do Cowboy Shandy especifica um whiskey tipo scotch e cerveja tipo Ale. Eu não tinha nenhum dos dois em casa, mas acho que esse tipo de combinação é muito simples de ser modificada. Acabou que a versão daqui foi feita com Jack Daniel’s e Pilsen. E aí na sua casa vale usar o whiskey e a cerveja que você gostar. Esse é o mote do Cozinha sempre: adapte pro que der pra fazer aí na sua cozinha. Então se você prefere drinks mais amargos, escolha uma cerveja bem forte. Prefere drinks mais suaves? A Pilsen (a maioria das cervejas de mercado) é sua melhor amiga nesse caso. E por último, a mesma coisa vale pro limão. Siciliano,Taiti, capeta… vale usar o limão que tiver disponível!

Cowboy Shandy – original aqui

1 1/4 dose de whiskey
3/4 dose de limão
3/4 dose de xarope*
cerveja tipo Pilsen
cubos de gelo e fatias de limão para servir

Em um copo alto e largo junte o whiskey, o limão e o xarope e misture bem. Adicione algumas pedras de gelo e algumas fatias de limão e complete com a cerveja. Sirva em seguida.

*pra fazer o xarope simples é só juntar 1 parte de água e 1 parte de açúcar numa panela e levar ao fogo até ferver; depois de frio já pode ser usado.

——————————
Em 2017: Cookie de chocolate com gengibre