Macarronada Ratatouille sem carne

Macarronada Ratatouille é uma opção fácil de fazer para quando a gente quer um almoço vegetariano de um prato só.

macarronada ratatouille

E o que seria uma macarronada ratatouille? Nada mais que um macarrão servido com um molho que leva ingredientes parecidos com os usados no famoso prato francês. O nome Ratatouille acabou indo além do prato e virando sabor de outras coisas. Vide a própria torta ratatouille que já apareceu por aqui… E eu acho que meio que tá tudo bem com isso, principalmente se com isso a gente garante um almoço gostoso. Mas claro que, se você não quiser usar esse nome, é só falar que é uma macarronada com molho de vegetais, o que não é nenhuma mentira também…

Como sempre, nomes e origens a parte, vamos aos detalhes da receita! Normalmente existe um consenso de que na confeitaria é preciso seguir as medidas e o passo a passo direitinho, e que na culinária salgada não é tanto assim. Se eu já sou a favor de inventar na confeitaria, imagina o que rola quando eu tô fazendo almoço… Mas ainda assim, tem um passo a passo bem detalhado na receita abaixo. A ordem em que os ingredientes vão pra panela é baseada no tempo que eles demoram pra cozinhar. E se você nunca fez algo parecido todos os detalhes abaixo vão ajudar.

Mas é claro que se você cozinhar a abobrinha um pouco mais, ou se colocar tudo junto na panela, também vai sair uma macarronada. O mesmo vale para os ingredientes; a receita original pedia por pimentões (1 de cada cor) mas eu não tinha nenhum em casa então fomos sem eles mesmo. Fique a vontade pra colocar junto da abobrinha, se quiser. Dá pra trocar o queijo por outro que também seja curado, ou não colocar queijo nenhum se não quiser. O manjericão pode virar outra erva que você prefira ou tenha na geladeira. A minha dica no final seria apenas manter o limão. Ele não parece fazer sentido, mas traz frescor pro prato e dá uma realçada em todos os sabores.

macarronada ratatouille

Macarronada Ratatouille – original aqui

2 berinjelas médias
1 abobrinha grande
2 cebolas médias
1 xícara de tomates pequenos*
4 dentes de alho
500g de macarrão tipo curto**
50g de parmesão ralado fino
1/2 limão
manjericão a vontade
sal, óleo e água

*tomate cereja para um sabor mais ácido ou sweet grape para um sabor mais doce; se só tiver tomates grandes é só picar em cubos de 2cm, descartando as sementes.
**qualquer tipo de macarrão funciona, o curto é apenas mais fácil de comer com esse molho.

Corte as berinjelas em cubos de cerca de 2cm; cubra os pedaços com 2 colheres chá de sal e transfira para um escorredor com um prato embaixo (pra evitar a bagunça). Deixe descansando por 30min.

Enquanto isso prepare os outros ingredientes. Pique a abobrinha em cubos de 2cm, e reserve em uma tigela. Pique as cebolas em cubinhos pequenos e deixe junto da abobrinha. Amasse os dentes de alho, pique os tomatinhos na metade e junte os dois em outra tigela.

Passados os 30min, aperte os pedaços de berinjela delicadamente para retirar qualquer excesso de líquido. Em uma panela grande aqueça 2 colheres sopa de óleo e coloque metade das berinjelas. Doure os pedaços em todos os lados e retire da panela. Aqueça mais duas colheres de óleo e faça o mesmo com o restante da berinjela. Reserve a berinjela dourada e na panela já quente refogue a cebola e a abobrinha em outra colherada de óleo até que a cebola doure.

Nesse momento, encha outra panela grande com água e sal (para cozinhar o macarrão) e coloque em fogo alto até a água ferver. Enquanto isso junte os tomatinhos e o alho a panela com a abobrinha, misture tudo e deixe em fogo baixo por cerca de 10min. Passado esse tempo junte a berinjela e misture tudo novamente. A água da outra panela já deve estar fervendo, então coloque o macarrão e cozinhe até ele ficar al dente. Se a água ainda não estiver fervendo desligue a panela da abobrinha e só religue quando colocar o macarrão pra cozinhar.

Assim que o macarrão estiver no ponto transfira para a panela do molho e misture tudo muito bem em fogo baixo. Acrescente também cerca de 1/2 xícara da água do cozimento do macarrão, metade do parmesão e prove para ver se precisa de mais sal. Quando não houver mais líquido desligue o fogo e esprema 1/2 limão sobre o macarrão, acrescente um punhado de folhas de manjericão e misture tudo muito bem. Sirva com o restante do parmesão por cima e mais algumas folhas de manjericão.

——————————-
Em 2016: Bolinhas de queijo