Lasanha Vegetariana, mas com massa de lasanha!

Lasanha vegetariana pode sim ser uma lasanha completa com direito a massa e queijo, além do molho feito com vegetais.

E eu precisava dizer isso porque eu confesso que me dá gastura chamar berinjela coberta de molho de tomate e queijo de lasanha. Esse modo de preparar berinjela é sim uma delícia. Mas não é porque elas estão empilhadas que elas formam uma lasanha. E com certeza não é esse o caso da receita de hoje. Essa lasanha vegetariana tem sim a tradicional massa pré-cozida do freezer do mercado, tem bastante mussarela e entre elas um molho delicioso, feito apenas com vegetais.

Mas ó, se quiser usar massa seca, massa fresca ou massa caseira pode também viu!

Esse molho tem como base dois legumes muito recorrentes em receitas vegetarianas: abobrinha e berinjela. Mas você pode fazer só com uma delas, ou acrescentar outros ingredientes no molho como pimentões ou cogumelos. E não precisa preocupar muito com o tamanho dos vegetais ou medidas muito exatas. Esse tipo de receita funciona muito como a Macarronada Ratatouille: dá pra improvisar, modificar, alterar o modo de preparo e elas viram outra coisa mas continuam funcionando. E falando em macarrão, o molho dessa lasanha funciona muito bem com um macarrão gravata também.

lasanha vegetariana

Agora, um detalhe que eu queria explicar melhor sobre a receita abaixo é o tomate pelado. Eu usei ele porque foi como substituímos o molho de tomate aqui em casa. O tomate pelado é apenas tomate cru, sem pele, enlatado. A passata são tomates assados, puros, e amassados em purê. Já o molho de tomate tem temperos e outros ingredientes junto do tomate. A receita vai funcionar bem com qualquer um deles. Na verdade ela também funciona com tomates crus, picadinhos, com ou sem sementes. Então fique a vontade pra usar o que preferir! E as medidas estão explicadas na receita abaixo.

Por último, a origem da receita! Ela estava anotada da seguinte forma: “a receita em si => link do site => usar como recheio de lasanha”. Mas o site saiu do ar, e agora não sei mais como creditar isso por aqui… Se tiverem alguma sugestão sobre como se dá crédito nesses casos eu vou adorar saber!

Lasanha Vegetariana

2 berinjelas médias
1 cebola grande
3 cenouras médias
2 abobrinhas médias
1 lata de tomate pelado*
1/4 xícara de água*
3 colheres sopa de óleo
sal a gosto + temperos a vontade
cerca de 350g de massa de lasanha pré-cozida
500g de mussarela ralada

*você pode trocar a lata de tomate pelado por 1 xícara de passata ou 1 lata de 300g de molho de tomate. Se usar a passata ou o molho não use a água pedida na receita

Primeiro corte as berinjelas em pedaços de 1cm para um molho mais pedaçudo ou menores para um molho mais liso. Coloque as berinjelas em uma tigela com água e sal e use um prato sobre os pedaços para garantir que todos estejam submersos. Deixe de molho por cerca de 30min.

Enquanto isso pique a cebola em cubinhos pequenos (ou do tamanho dos de berinjela, se preferir). Aqueça o óleo em uma panela grande e acrescente a cebola. Deixe em fogo baixo e mexa de vez em quando para ela não queimar. Enquanto isso pique a cenoura em pedaços iguais aos de berinjela. Quando a cebola estiver translúcida acrescente a cenoura e continue mexendo de vez em quando. E enquanto isso, pique a abobrinha em pedaços do mesmo tamanho também. Quando a cenoura estiver al dente acrescente a abobrinha e a berinjela, mas sem a água do molho.

Acrescente o tomate pelado e a água e misture tudo bem. Agora deixe cozinhar até que não quase líquido nenhum na panela e os vegetais não estejam mais crus. Desligue o fogo e comece a montar a lasanha: unte o fundo de um pirex de cerca de 20x30cm com um pouco de óleo. Cubra, ligeiramente, o fundo com o que tiver de líquido do molho e comece a empilhar as camadas na ordem: massa, 1/4 do molho, 1/4 da mussarela. Repita até encher o pirex, o que no meu caso deu 4 camadas de cada, sendo a última camada de mussarela. Leve ao forno, a 230C e sem cobrir, até que o queijo derreta.

Dica extra: se a sua lasanha ficar muito úmida, deixe cerca de 15min no forno desligado depois que acabar de assar.

—————————-
Em 2015: Salada Crocante
Em 2016: Xarope de Pera
Em 2017: Chili com carne