Trufa branca de maracujá com 3 ingredientes

Trufa branca de maracujá, uma adaptação das trufas de maracujá que apareceram por aqui muito tempo atrás…

trufa branca de maracujá

Quando fiz as primeiras trufas imaginei que o chocolate meio amargo seria uma boa pra tentar, primeiro porque tinha mais costume de mexer com ele que com o branco; mas principalmente porque o maracujá entra em forma de xarope e eu tinha medo da mistura ficar doce demais. E ficou muito bom daquele jeito! E você pode ver essa receita nesse link.

Mas a curiosidade de como ficaria com o chocolate branco ficou martelando na minha cabeça. E finalmente eu me peguei com 2 maracujás sobrando em casa ao mesmo tempo em que tinha uns pedaços de chocolate branco dando sopa. E pronto, temos trufa branca de maracujá! O passo a passo é super simples, então vou focar nos ingredientes.

O xarope já foi ensinado, nesse post aqui, mas é super simples: suco de maracujá + açúcar cozidos. Eu prefiro usar o xarope no lugar do suco in natura porque assim o maracujá perde um pouco da acidez e eu me sinto mais segura de misturar ele no chocolate. E aí já fica outra dica, que é: dá pra usar vários outros xaropes no lugar dele e temos aí um infinidade de trufas possíveis.

Por último, um ingrediente que não aparece muito por aqui: o xarope de glucose. A glucose não é essencial para que as trufas deem certo. Normalmente ela é usada para evitar que os doces cristalizem, para deixar tudo mais macio, ou para acertar um ponto que esteja meio estranho. Então vale deixar ela pra lá se não tiver ou não gostar de usar.

trufa branca de maracujá

Trufa Branca de Maracujá

300g de chocolate branco
75ml de xarope de maracujá*
1 colher sopa de xarope de glucose – opcional*

*mais sobre esses ingredientes no texto acima

Derreta o chocolate branco em banho maria; misture o xarope até a mistura ficar homogênea. Se for usar o xarope de glucose coloque pra derreter junto do chocolate branco. Tampe essa mistura e deixe descansar por 8h para a textura final acertar. Não precisa ficar na geladeira.

———————————–
Em 2015: Torta Croque Monseiur
Em 2016: Bolo de Limão com Tomilho
Em 2018: Whiskey Smash