Bolo de Caramelo simples e fácil

Bolo de Caramelo só com ingredientes simples, com método fácil e que pode ser confeitado ou ser servido simples mesmo.

bolo de caramelo

E o que eu mais gosto dessa receita: ela é uma adaptação de uma adaptação. Primeiro, muito tempo atrás, aqui no Cozinha eu postei um bolo de laranja bem simples. Depois, eu troquei  suco de laranja por leite e essa receita virou meu bolo básico, aquele bolo de nada, sabe? E agora, só mudando a técnica, o bolo de nada virou bolo de caramelo!

A pergunta que eu me fiz foi: o que acontece se eu caramelizar o açúcar antes de usar na receita? E acontece esse bolo da foto, úmido, macio e com um sabor muito suave de bala de caramelo. Ainda é um bolo simples, desses bons pro lanche da tarde ou pro café da manhã; mas já tô imaginando quais recheios e coberturas combinam com essa massa e como ele pode ficar assado em outros formatos.

Agora, já que a base dessa receita é justamente o caramelo, deixa eu já tirar duas dúvidas que sempre aparecem pra mim. A primeira é o tipo de açúcar. Eu sempre me dou mal quando vou tentar fazer caramelo com açúcar cristal. Mas conheço muita gente que prefere usar ele, então use o que você preferir. E isso inclui misturar o açúcar branco com o mascavo; se você já tem esse hábito vale continuar sem problema. Agora o que mais me perguntam é sobre mexer o caramelo. Evita-se mexer caramelo úmido, desses que vai água também, pra evitar que o açúcar grude na lateral da panela e acabe cristalizando num ponto mais alto do que o desejado pra calda em questão; isso resulta numa calda com pequenos cristais de açúcar misturados nela. Nada disso acontece aqui já que a ideia é “queimar” todo o açúcar, depois misturar com o leite, e depois assar tudo no forno. Então pra esse bolo pode mexer o açúcar sim; principalmente pra não deixar queimar!

bolo de caramelo

Bolo de Caramelo

1 xícara de açúcar*
300ml de leite
2 ovos
3/4 xícara de óleo
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó

*mais sobre esse ingrediente no texto acima

Em uma panela alta leve o açúcar ao fogo baixo. Vá mexendo o açúcar devagar e aos poucos conforme ele for derretendo, até que tudo tenha derretido e a cor seja dourada. Você pode deixar um dourado mais claro ou mais escuro conforme o seu gosto. Desligue o fogo e comece a adicionar o leite, bem pouco de cada vez. Quando o leite entrar em contato com o caramelo ele vai ferver e espumar, então faça aos poucos e mexendo com muito cuidado. Depois que todo o leite estiver na panela e misturado ao caramelo, volte ao fogo baixo até que o caramelo volte a derreter e tudo esteja homogêneo. Então desligue o fogo e deixe esse leite caramelo esfriar.

Enquanto isso em uma vasilha bata os ovos até ficarem homogêneos. Então vá adicionando  o óleo, tentando formar um fio continuo enquanto continua batendo. Isso vai ajudar a emulsificar o óleo com os ovos. Então em outra vasilha misture a farinha com o fermento. Adicione um pouco da farinha na mistura de ovos e misture. Adicione um pouco do leite caramelado e misture novamente. Vá intercalando essas adições e misturando delicadamente até a massa ficar homogênea. Então transfira para uma forma de furo no meio, untada, e asse a 200C até dourar. Espere esfriar totalmente antes de desenformar!

———————————
Em 2015: Sorvete de Banana Assada
Em 2016: Trilogia Cerejística
Em 2019: Purê de Batata Frito