Pãezinhos açucarados e um erro que deu certo

Pãezinhos açucarados com miolo macio e casquinha crocante de açúcar com canela que podem ser assados tanto na forma de cupcake como em forminhas individuais.

pãezinhos açucarados

Aliás, vale assar na forma de silicone, na de empada… Não precisa necessariamente ter aquela forma com 12 cavidades típica de cupcakes. E eu já preciso avisar que esses pãezinhos deram errado mesmo, o título não é exatamente uma mentira.

A minha ideia era fazer uma versão individual do Monkey Bread que já apareceu por aqui: bolinhas de massa envoltas num caramelo bem grudento. Mas justamente por serem assados em porções individuais eu fiquei com medo de o açúcar/caramelo queimar. E aí resolvi assar na temperatura mais baixa que o meu forno aceita sem brigar comigo, por volta de 180C. E aí quando deu o tempo, o aroma de pão doce invadiu a casa, e eu fui conferir… Dei de cara com esses pãezinhos da foto. Lindos! Mas com essa casquinha crocante de açúcar não derretido.

Textura que me lembrou muito das rosquinhas açucaradas que também são passadas no açúcar (que não derrete no forno também)

pãezinhos açucarados

E assim, eu não tenho uma explicação definitiva pra isso; e por isso mesmo falo que é uma receita que deu errado: o planejado não aconteceu e eu nem sei porquê. Só que também deu certo porque esses (agora) pãezinhos açucarados ficaram uma delícia! Então resolvi postar a receita assim mesmo, com esse adendo enorme avisando que pode ser que os seus pãezinhos fiquem caramelados e não açucarados. E um pedido: se você fizer essa receita me conta como foi? Açucarou o caramelou?

Na verdade 2 pedidos! Se você entende tudo da química do açúcar e sabe o que que tá acontecendo aqui, ou se tem um palpite diferente do meu, bora conversar nos comentários desse post! Eu realmente tô curiosa…

Pãezinhos Açucarados

15g de fermento biológico seco
100ml de leite morno
2 colheres sopa de açúcar
1 ovo
1 colher sopa de óleo
25g de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal

50g de manteiga derretida
1/2 xícara de açúcar
Canela em pó a gosto

Misture o fermento com o açúcar e o leite. Junte o ovo, o óleo e a manteiga e misture ligeiramente, apenas pra quebrar a manteiga. Adicione metade da farinha e o sal e misture tudo até ficar homogêneo. Cubra com plástico e deixe descansar por cerca de 40-50 min, ou até que essa mistura dobre de tamanho.

Misture a massa novamente, comece a acrescentar o restante da farinha, aos poucos e comece a sovar a massa. Se for preciso polvilhe a bancada com mais um pouco de farinha conforme for sovando, mas evite colocar muito mais farinha. Quando a massa estiver lisa e elástica, e sem grudar, e hora de modelar os pãezinhos. Divida a massa em 36 porções, usando uma balança ou no olho mesmo. Modele cada porção em uma bolinha, primeiro esticando a massa sobre ela mesma e depois boleando com as palmas das mãos, primeiro apertando bem e depois com leveza pra bolinha se formar. Vá colocando as bolinhas numa superfície enfarinhada até que todas estejam prontas.

Pincele uma forma para 12 cupcakes com manteiga derretida. Prepare as coberturas: em um tigela a manteiga e em outra o açúcar misturado com a canela. Passe cada bolinha primeiro na manteiga e em seguida no açúcar. Coloque 3 bolinhas em cada cavidade da forma. Deixe a massa crescer por cerca de 20min, descoberta mesmo, e aproveite para aquecer o forno a 180C.

Asse os pãezinhos no forno aquecido até que eles dourem. Desenforme ainda mornos e deixe esfriar sobre uma grade antes de guardar.

—————————
Em 2015: Frango empanado na cerveja
Em 2016: Biscoito 123 de limão
Em 2019: Bolo de chocolate com cerveja (e recheio de caramelo)