Bolo de chocolate com cerveja, versão festa

Chocolate com cerveja pra massa do bolo, creme de caramelo no recheio e uma cobertura simples de ganache de chocolate. Esse foi meu bolo de 32 anos.

chocolate com cerveja

E sim, não tem muitas fotos dessa vez… eu tava meio ocupada curtindo o dia e com um bocado de preguiça. Mas ao mesmo tempo eu gostei muito da combinação de sabores e de como o bolo acabou saindo. E tem algumas dicas legais nessa receita. Então não vou enrolar muito e vamos logo pros detalhes da receita.

A combinação de chocolate com cerveja já apareceu aqui, num bolo da Technicolor Kitchen, mas as massas tem algumas diferenças entre si. O que as duas mais tem em comum? A textura naturalmente úmida mas ainda assim leve. Eu continuaria com esse esquema aqui, a versão desse post para bolos empilhados e a outra para bolos de um andar só. Aliás, ainda falando em textura, não precisa preocupar em molhar esse bolo com calda. Ele mantém a umidade mesmo depois de ir pra geladeira.

E pra combinar com o chocolate com cerveja achei que caramelo seria uma boa opção. Então repeti o creme de caramelo que já foi recheio de outro bolo de chocolate. Eu teria feito apenas uma coisa diferente: gelatina. A receita não pede, mas o creme é muito leve e o bolo pode acabar afundando um pouco. Um pacotinho de gelatina misturado no creme logo antes de sair do fogo seria o suficiente para ele ficar mais firme, e tornaria a noite no congelador desnecessária. Se você não curte recheios com gelatina, siga a receita abaixo, incluindo a parte de uma noite no congelador.

E a cobertura é a minha favorita da vida: ganache simples de chocolate meio amargo. Dessa vez eu usei creme de leite fresco e adivinha só? Não senti nenhuma diferença para a ganache feita com creme em lata. Então fique a vontade para suar creme sem soro. O creme fresco seria necessário para o enfeite do topo do bolo. Mas sinceramente? Dá pra usar ganache batida e fica tão bonito quanto.

Pra fazer a ganache batida é só esperar as 12horas como na receita abaixo, e então bater na batedeira até ela clarear e ficar mais fofa.

Por fim, a duração. Esse bolo durou, depois de partido, uma semana na geladeira, em uma vasilha tampada. É claro que o dia seguinte continua sendo o melhor dia pra comer um bolo de festa, mas ainda assim dá pra guardar ele uns dias sem medo de estragar.

Bolo de chocolate com cerveja – original aqui

1 xícara de cerveja preta
200g de manteiga sem sal
1 1/2 xícara de chocolate em pó 50%
2 xícaras de farinha de trigo
1 1/4 xícara de açúcar
2 colheres chá de fermento em pó
1 colher chá de sal
2 ovos
180ml de leite

Prepare 3 formas redondas de 15cm: unte as formas com manteiga, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel também. Ligue o forno (180C) para ir aquecendo.

Em uma panela, em fogo baixo, derreta a manteiga junto da cerveja. Desligue o fogo, junte o chocolate em pó e misture bem. Em uma vasilha misture a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. Junte os ovos e o leite e misture ligeiramente. Então acrescente a mistura de chocolate e misture até a massa ficar homogênea. Divida a massa entre as 3 formas e leve para assar até que um palito inserido em cada bolo saia limpo. Espere que os bolos estejam frios para retirar das formas.

Recheio de caramelo – original aqui

1 xícara de açúcar refinado
650ml de leite
5 gemas
1/4 xícara de amido de milho
50g de manteiga sem sal gelada

Em uma panela alta, leve o açúcar ao fogo baixo até que ele derreta e fique dourado. Acrescente a manteiga e o leite e deixe em fogo baixo até que o caramelo que petrificar derreta novamente. Em uma tigelinha separada misture as gemas com o amido de milho. Então comece a adicionar o líquido quente na mistura de gemas, bem aos poucos e mexendo sempre. Quando essa mistura já estiver bem líquida e quente, desligue o fogo e transfira essa mistura para a panela com o restante do líquido. Ligue o fogo de volta e mexa até que o creme cozinhe e engrosse. Transfira para outra vasilha e deixe esfriar.

Cobertura de chocolate

400g de chocolate meio amargo picado
1 xícara de creme de leite fresco

Derreta o chocolate em banho maria. Acrescente o creme de leite e misture bem, até que a mistura fique homogênea. Deixe descansar, fora da geladeira, por pelo menos 12h.

Montagem

1/2 xícara de creme de leite fresco
confeitos escolhidos

Retire os bolos das formas, retire o papel do fundo, e corte o topo para que fiquem todos nivelados. Pegue uma forma limpa, de 15cm também, e forre com uma tira alta de acetato. Você também pode usar papel filme, mas fica um pouco mais difícil.

Dentro dessa forma empilhe na ordem: bolo, metade do recheio, bolo, metade do recheio, bolo. Cubra essa forma com papel filme, alumínio, ou o que der, e deixe no congelador por pelo menos 4h. Ou de um dia pro outro.

Retire o bolo do congelador, retire da forma e retire o acetato. Separe 1/2 xícara da cobertura e use o resto para cobrir totalmente o bolo. Como ele vai estar muito gelado, a cobertura vai endurecer rapidamente. Se estiver ficando complicado de alisar o bolo, você pode esquentar a espátula (ou faca) em água quente; mas lembre de secar bem antes de continuar. Com o bolo todo coberto e liso, enfeite com os confeitos escolhidos, como quiser. Eu cobri apenas a parte de baixo, de forma irregular, com alguns granulados pequenos.

Misture a cobertura reservada com o creme de leite fresco e bata até conseguir um chantilly de chocolate. Usando um bico pitanga, ou similar, faça os enfeites do topo do bolo e pronto.

——————————
Em 2015: Frango empanado na cerveja
Em 2016: Biscoito 123 de limão