Salsa de Manga, uma salada bem rapidinha

Salsa de Manga pode ter um nome que engana, tanto em português quanto em espanhol, mas é uma salada rápida e fácil pra garantir ainda hoje!

salsa de manga

E ela tem esse nome porque as receitas viajam pelo mundo e os nomes vão se torcendo de um jeito bem único pra casa caso. Por aqui salsa é uma erva, mas em países que falam espanhol salsa é o que a gente chama de molho. Então molho de tomate vira salsa de tomate, e o guacamole por exemplo é uma salsa de abacate.

Quando esses pratos chegaram nos Estados Unidos, via América Central, salsa foi virando um termo mais abrangente, que incluía molhos menos líquidos e com mais pedaço de ingredientes. Pratos que parecem muito com o nosso vinagrete do churrasco. Aliás, quase chamei essa receita de vinagrete de manga, mas achei que podia dar em interpretações erradas. Então quando eu vi essa receita foi com esse nome de salsa de manga. Mas esse “molho” é tão sequinho que mais parece uma salada.

É claro que você pode acrescentar um molho líquido nessa salada pra garantir mais líquido, mas eu gostei dela mais sequinha mesmo. O caldo do limão foi o suficiente pra complementar os ingredientes principais. E falando neles, um manga mais verde dá uma salada mais bonita, mas uma mais madura fica mais gostosa. Isso porque a doçura dela contrasta com a acidez do tomate. E por isso que sugeri o tomate cereja, mas vale qualquer um que você tiver a disposição. Por último, eu não adicionei porque a família não gosta, mas pimenta vai muito bem nesse prato! Minha sugestão seria molho de pimenta misturado no limão, ou salpicar um pouco de pimenta calabresa por cima.

salsa de manga

Salsa de Manga – original aqui

1 manga grande
10 tomatinhos cereja
2 colheres sopa de salsinha picada
1 pitada de sal
1-2 colheres limão espremido na hora

Pique a manga em cubinhos de cerca de 1cm. Pique os tomates em 4 pedaços e junte à manga. Tempere com o sal e o limão e acerte a acidez conforme o sabor do tomate. Logo antes de servir misture a salsinha fresca.

——————————-
Em 2015: Pudim bolo de pão (é isso mesmo!)
Em 2016: Pão de Ló sem glúten
Em 2018: Float