Falso Rob Roy e algumas improvisações

Falso Rob Roy é o nome provisório de um drink improvisado de Whiskey com Vermute, que acabou ficando como nome “oficial” mesmo.

falso rob roy

E isso porque existe um drink chamado Rob Roy, com história, data e nome do criador e tudo, pra meu eterno deleite. Fiquei curiosa com tantos detalhes e descobri que tinha esse herói escocês que inclusive virou filme com Liam Neeson e Jessica Lange; o tal Rob Roy MacGregor. Mas antes de virar filme ele virou uma opereta da Broadway lá em 1800 e lá vai pedrada. E logo na época da estreia desse espetáculo o barman de um hotel em NY fez um drink em homenagem ao novo show. E claro, deu o mesmo nome do herói da história.

Corta pra 2020, meio da quarentena. Eu vi tudo isso, gostei da receita do drink, gostei que tinha história e resolvi fazer. Só que, o herói é escocês né? Então o whiskey tem que ser Scotch; e tudo que eu tinha era uma pequena garrafa de Jack Daniels. Pensei que só tem tu vai tu mesmo e decidi experimentar. Mas fui pegar o vermute tinto pedido na receita e só tinha vermute branco doce. Resolvi tentar mesmo assim. E o drink é uma delícia! Mas não era mais o original né? Estava criado o Falso Rob Roy.

O que aprendemos com tudo isso? A mesma coisa que eu sempre repito nas receitas desse site: não tem, inventa! Se não rolar de fazer a receita tradicional pelo menos você inventa uma coisa nova. No meu caso um drink que mais parece um whiskey suavizado, bem facinho de beber e ligeiramente mais forte do que parece.

Falso Rob Roy – original aqui

2 doses de Whiskey
3/4 dose de vermute doce
3 dashes de bitter de laranja

Bata o whiskey com o vermute em uma coqueteleira cheia de gelo. Coe em uma taça e complete com o bitter. Sirva com 2 cerejas em calda.

—————————————–
Em 2015: Chocolate Quente Básico
Em 2017: Pizza Sourdough (primeiro teste)
Em 2019: Biscoitos Marmorizados