Bombons de Azeitona e opções pra todo mundo

Bombons de azeitona que podem ser mais entendidos como um biscoito de queijo recheado com azeitona, e uma ideia pra quem não gosta de azeitona.

bombons de azeitona

Essa receita é daquelas que dá pra transformar em várias com pequenas alterações. E que fica com um resultado tão bom que eu arrependi de ter feito meia receita só! Então começo pela receita base: uma massa de biscoito de queijo que é recheada com azeitonas.

Essa é a ideia original que eu vi, e que reproduzi nas fotos desse post. Também é a receita que tá descrita abaixo. É uma delícia, e a única mudança que eu fiz foi adicionar a páprica. E a dica maior que dou é provar o queijo antes de fazer. O meu não era muito salgado e por isso usei a pitada de sal pedida na receita; se o seu for bem salgado pode pular o sal.

Agora o que mais me encantou foram as possibilidades. Eu assei um pedaço de massa aberta como um biscoitinho e ficou muito bom também! Então se você não gosta de azeitonas (ou não tem nenhuma em casa), dá pra fazer esse biscoitinho também. Faça bolinhas de massa e, em uma superfície enfarinhada, aperte com um copo para fazer discos achatados e então leve para o forno. Outra possibilidade é rechear com outra coisa que não seja a azeitona; vale queijo, calabresa picadinha, presunto cru desfiado, o que você quiser.

Vale um parênteses aqui: eu recheei a azeitona em casa com pimentão cru, essa é uma gambiarra que funciona bem já que tudo vai pro forno e o pimentão vai cozinhar.

Por último, os temperos da massa. Eu acrescentei só a páprica pra ver como ficaria, mas dá pra brincar mais com outros temperos, principalmente se você for fazer a versão não recheada. Temperos que combinam bem com massa de queijo vão desde orégano e chimichurri até tomilho e manjericão frescos. E sim, ervas frescas podem ir nessa massa, é só picar miudinho e misturar na farinha antes de qualquer coisa.

bombons de azeitona

Bombons de Azeitona – original aqui

50g de manteiga macia
1 xícara de parmesão ralado
1/2 xícara + 2 colheres sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal
1/4 colher chá de páprica picante
cerca de 12 azeitonas, recheadas ou não

Lave as azeitonas e deixe escorrendo em uma peneira ou um escorredor.
Misture a manteiga com o parmesão, o sal e a páprica. Adicione a farinha apertando a massa até ela ficar homogênea e coesa. Divida a massa em 12 partes.

Abra cada parte da massa na palma da mão, coloque uma azeitona no meio e cubra com a massa. Enrole na mão, fazendo uma bolinha e retire qualquer excesso de massa. Repita com o restante da massa e das azeitonas. Todo excesso de massa pode virar um décimo terceiro bombom, mas talvez não tenha nenhum excesso, isso vai depender do quão fina você abrir a massa.

Coloque os bombons de azeitona em uma assadeira polvilhada com farinha e leve ao congelador por 1h. Depois leve direto para o forno a 200C até que eles comecem a dourar. Eles vão estar macios, mas ficam mais crocantes depois de frios.

——————————
Em 2015: Nuvem de Melancia
Em 2016: Panquecas de Ricota
Em 2018: Scofflaw