Biscoitos marmorizados de açúcar e chocolate

Biscoitos Marmorizados, crocantes e bonitões, uma receita base e um truque que você pode usar com muitas outras receitas.

biscoitos marmorizados

Esse post é mais contando uma técnica do que uma receita em si. É claro que mais abaixo tem a receita, mas ela é só uma ideia. E você pode reproduzir essa ideia com qualquer receita de biscoito que seja dessas massas de abrir e cortar com cortador. Estou tentando te convencer a não fazer esses biscoitos? É claro que não! Essa receita em específico é uma delícia, e os biscoitos marmorizados (ou não) ficam bem crocantes, e podem ser recheados… Bem versátil também.

Mas vai que você tem uma receita favorita e só gostou da aparência desses biscoitos, não é mesmo? Só quero deixar bem claro que sim, essa técnica de “marmorização” pode ser usada em outras receitas. Ainda assim, os sugar cookies, que serviram de base para os biscoitos de hoje, são uns queridinhos do meu coração…

biscoitos marmorizados

A única parte chata é que, num dia quente, essa massa pode ser meio chatinha. São várias idas a geladeira para garantir biscoitos crocantes. A parte boa é que qualquer uma das idas a geladeira por virar um dia inteiro na geladeira, ou até 3 meses no congelador (num saquinho muito bem fechado e sem ar). Você pode fazer muita massa, congelar em pequenas porções e sempre ter biscoitos fresquinhos em casa. Ou se algum imprevisto acontecer, coloca tudo num saco zip-lock e deixa no congelador até poder voltar a massa. Enfim, probleminhas que podem virar pontos positivos.

Por fim, uma alteração que você pode querer fazer: o chocolate em pó. Eu uso um chocolate 50% (metade cacau, metade açúcar), mas você pode usar qualquer um. E por qualquer um quero dizer, cacau puro, achocolatado, chocolate em outras proporções… Apenas atente para que quanto mais cacau menos doce no final; ajuste para o seu gosto e pronto!

Biscoitos Marmorizados

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3/4 xícara de açúcar refinado
1 ovo
2 colheres sopa de chocolate em pó*

*veja mais no texto acima

Bata a manteiga com o açúcar até conseguir um creme claro e então adicione o ovo e bata novamente até ficar homogêneo. Acrescente a farinha, o fermento e o sal e misture até conseguir uma massa lisa. Divida essa massa em duas porções ligeiramente desiguais, e na porção menor acrescente o chocolate em pó. Misture apenas até que essa porção incorpore todo o chocolate e leve as duas para a geladeira por 30 minutos.

Faça um cordão com a massa de chocolate e dois cordões com a massa branca. Trance os cordões, dobre ao meio e dobre e trance até que a massa esteja começando a ficar marmorizada. Se for um dia bem frio você já pode abrir a massa, normalmente ela já estará mole de novo e vai precisar voltar pra geladeira por mais 1 hora.

Enfarinhe a bancada e a massa e, com um rolo, abra a massa com cerca de 0,5cm de espessura. Transfira essa placa de massa para um papel manteiga enfarinhado. Se a sua massa quebrar nessa hora não tem problema, apenas reúna os pontos que rasgaram e vai dar tudo certo. Com a massa sobre o papel, coloque-os em uma assadeira ou bandeia e leve para o congelador por mais 30min.

Com a massa marmorizada e bem firme, é hora de cortar os biscoitos. Você pode cortar a mão livre, usando uma régua ou um cortador. Transfira os biscoitos cortados para uma assadeira polvilhada com farinha. E aproveite os pedaços de massa que sobrarem para fazer mais biscoitos; eles vão ficar com biscoitos marmorizados meio estranhos, e os últimos podem nem estar mais marmorizados, mas vão continuar gostosos.

Se a massa ainda estiver firme pode ir direto para o forno, aquecido a 200, até que o fundo dos biscoitos começarem a dourar. Se a massa já estiver meio mole de novo é melhor ficar uns 15minutos na geladeira, pelo menos.

Esses biscoitos duram pelo menos uns 4 dias sem murchar se guardados em um lata bem tampada. Mas não esqueça de deixar que esfriem totalmente antes de guardar.

biscoitos marmorizados
último biscoito feito, a massa já foi tão misturada que não tem mais efeito marmorizado nenhum

——————————–
Em 2015: Chocolate quente básico
Em 2017: Pizza Sourdough (o primeiro teste)