Pão Chato Folhado, e bem fácil

Pão Chato Folhado é exatamente o que o nome diz: um pão chato, desses de frigideira, que depois de pronto fica folhado, com várias camadas.

Pão Chato Folhado

Um ótimo petisco, uma ótima base para um falso burrito, mas aqui em casa virou foi acompanhamento de kibe cru mesmo! O que não significa que ele não combine com outros acompanhamentos também, como uma sopa quentinha por exemplo. Como ele tem um sabor bem neutro fica fácil combinar com tudo.

A origem desse pão parece ser o cong you bing, um pão chato chinês feito com cebolinha e outro tipo de gordura. Mas a receita que me apresentou esse prato foi a da Smitten Kitchen, que chama o cong you bing de panqueca de cebolinha (ou scallion pancakes). Com ou sem cebolinhas, a ideia de folhar um pão chato me encantou na hora. E foi só na noite anterior que eu vi que não tinha um dos ingredientes principais em casa: iogurte.

Atualização: em junho de 2020 eu conheci os Parathas, pães típicos do subcontinente indiano (incluindo diversos países como Índia, Bangladesh, Paquistão, Maldivas e outros) que são chatos e folhados. A maior diferença dos que eu fiz para os Parathas é que um usa leite e o outro usa água. A outra diferença entre Parathas e Cong You Bings é que a versão indiana não tem as cebolinhas.

Pão Chato Folhado

Resolvi que no lugar dele ia ser leite azedo mesmo. Ou como chamam em inglês: buttermilk. E o que isso mudou na massa foi que eu não precisei das colheres de água pra acertar o ponto. Então se quiser usar iogurte (de qualquer tipo) pode, e se quiser usar leite azedo também pode. Na receita abaixo eu conto como eu fiz pra azedar o leite.

Agora, últimas dicas. A ideia do forno que vira estufa é boa e garante pãezinhos macios, então não pule esse passo. Se não der pra usar o forno pelo menos enrole no pano de prato que já ajuda. Se por acaso sobrar algum pro dia seguinte, você pode guardar enrolado no próprio pano, ou em uma vasilha tampada, e depois esquentar no forno ou na torradeira. E se quiser guardar por mais dias é só embalar bem e deixar na geladeira; e esquentar depois.

Pão Chato Folhado

Pão Chato Folhado – original aqui

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher chá de sal
1 colher chá de fermento em pó
1 xícara de buttermilk*
0-4 colheres sopa de água**
100g de manteiga derretida

*para fazer o buttermilk caseiro misture 1 xícara de leite com 1 colher sopa de limão e deixe descansar por cerca de 20min. Ou troque por 1 xícara de iogurte natural.

**eu não precisei usar água, mas pode ser que você precise

Misture a farinha com o sal e o fermento. Junte o buttermilk e vá misturando até a massa virar uma bola coesa. Caso a massa esteja muito seca comece a adicionar a água aos poucos até conseguir juntar tudo. Se não precisar não tem que adicionar a água. Sove a massa até ela ficar lisa. Cubra com a própria vasilha e deixe descansar por 30min.

Divida a massa em 8 partes e faça uma bolinha com cada uma. Pegue uma porção de massa, abra bem fininha, pincele com um pouco da manteiga derretida e enrole como um rocambole. Depois enrole esse rocambole numa espiral. Deixe em uma superfícies enfarinhada e cubra. Repita o processo com o restante da massa e deixe tudo descansar mais 20min.

Enquanto isso ligue o forno a 180C por 5 minutos e desligue. Isso é só pra transformar o forno numa estufa. Deixe um pano de prato limpo lá dentro depois de desligar.

Com um rolo de massa abra a primeira espiral de massa, formando um disco fino de uns 20cm de diâmetro. Pincele um lado com manteiga e coloque esse disco de massa em uma frigideira quente, com o lado com manteiga pra baixo. Ele vai inflar conforme cozinha e depois de alguns minutos vai ter dourado. Pincele o lado de cima com manteiga e vire o pão pra dourar esse outro lado. Depois que os dois lados estiverem dourados tire o pão da frigideira e embrulha no pano de prato dentro do forno, e deixe dentro do forno desligado. Repita com todas as espirais de massa e sirva ainda quentinhos.

——————————–
Em 2015: Torta de Banana Caramelada
Em 2016: Salada de Grão de Bico
Em 2018: Sour Perfumado