Bolo de Café com Leite com método diferente

Café com leite em formato de bolo, e bolo mármore pra deixar mais bonito. E ainda tem um jeito de fazer que é a prova de erros.

bolo café com leite

Então deixa eu começar contando sobre esse jeito de fazer o bolo. Normalmente quando vou fazer um bolo de duas cores eu faço a massa base, e então divido em duas e coloco o sabor em cada uma. Ou então faço a de sabor mais suave e cor mais clara, retiro metade e coloco o sabor mais forte nessa metade. Mas já vi algumas reclamações sobre esse método, principalmente de quem não tem muito costume de fazer bolo.

Pra ver outro bolo bicolor, feito de outro jeito, tem esse bolo zebra aqui.

Pensando nisso, resolvi fazer esse bolo com um passo a passo um pouquinho diferente. Dá mais trabalho, mas é mais difícil errar. Eu sei, essa frase parece não fazer sentido. Mas as vezes mesmo tendo mais passos, fica mais garantido o bolo no final. Se você não quiser sujar tanta vasilha é só fazer uma massa base, sem café nem leite. Dividir em duas e então adicionar os sabores em cada uma. O bolo vai funcionar do mesmo jeito. E cada pessoa fica feliz na sua cozinha com o passo a passo que melhor se adequar a ela.

Por fim, eu usei como base pra esse bolo uma receita antiga aqui do Cozinha de Bolo de Café. Mas a ideia de saborizar o bolo com leite e com café vale pra outras receitas também. Qualquer bolo de baunilha pode virar um bolo de leite, tirando a essência de baunilha. E o café instantâneo funciona em quase toda receita também. Então você pode usar um bolo vegano por exemplo e trocar o leite pelo leite vegetal que você tiver costume de consumir, e pronto: bolo de café com leite vegano.

bolo café com leite

Bolo de Café com Leite

1 1/2 xícara de farinha de trigo
3/4 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher chá de sal
2 colheres chá de café instantâneo
3 colheres sopa de leite em pó
1 xícara de açúcar
1 ovo
4 colheres sopa de óleo
1/2 xícara de café coado forte
1/2 xícara de leite

Misture a farinha com o fermento, o bicarbonato e o sal e divida essa mistura igualmente entre duas vasilhas. Em uma misture o café instantâneo e em outra misture o leite em pó, e reserve as duas.
Em outra vasilha bata o ovo com o óleo até emulsificar bem. Acrescente o açúcar e misture novamente até formar um creme homogêneo. Transfira metade desse creme para a vasilha com café instantâneo e metade para a vasilha com leite em pó.
Na vasilha com café instantâneo acrescente também o café coado e misture apenas até a massa ficar homogênea. E na vasilha com leite em pó acrescente também o leite e misture também apenas até tudo ficar homogêneo.
Unte uma forma redonda de furo no meio com óleo, e comece a montar o efeito marmorizado. Pingue um pouco de cada massa na forma, misturando as duas apenas ligeiramente uma na outra. Continue colocando um pouco de cada massa na forma e misturando ligeiramente uma na outra até usar toda a massa.
Leve para assar em forno aquecido a 200C até dourar. E espere esfriar totalmente antes de desenformar.

—————————–
Em 2015: Bolo de Mexerica
Em 2016: Tortinha do dia dos namorados
Em 2019: Shakoy