Cupcakes de gingerbread com cobertura de queijo

Cupcakes de Gingerbread com massa perfumada e com sabor de natal e uma cobertura bem simples de fazer!

cupcakes de gingerbread

Gingerbread é originalmente um tipo de biscoito típico do natal de alguns países no hemisfério norte. Eles até já apareceram por aqui em natais passados, dá pra conferir nesse link. Mas esse termo acabou virando um “sabor” já que o grande diferencial desse biscoito é a combinação de temperos que vão na massa. São esses mesmos temperos que aparecem na massa desses cupcakes de gingerbread!

E também são eles que aparecem no bolo de gingerbread do ano passado. E também são eles que aparecem nos cookies gingerbread que tem o mesmo sabor mas uma textura bem diferente.

Já a cobertura é uma versão menos doce da cobertura tradicional de cream cheese. Eu sempre reduzo um pouco a quantidade de açúcar dessa cobertura porque as quantidade indicadas sempre me parecem meio absurdas. O resultado é uma cobertura com um sabor de queijo um pouco mais predominante e bem levinha. E claro, volta e meia eu troco pela cobertura de cream cheese com chocolate branco favorita aqui de cassa. Qualquer uma dessas versões vai funcionar bem nesses cupcakes.

O que talvez não funcione bem é trocar o açúcar de confeiteiro da cobertura pelo refinado. Eu nunca consegui fazer uma versão com ele que ficasse lisinha no final. A troca de açúcares que dá pra fazer é na massa do bolinhos. A receita original pede por açúcar mascavo e ele ou qualquer outro açúcar vai funcionar direitinho.

cupcakes de gingerbread

Cupcakes de Gingerbread – original aqui

1 2/3 xícara de farinha de trigo
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher chá de sal – ignore se a sua manteiga tiver sal
2 colheres chá de gengibre em pó
1 1/2 colher chá de canela em pó
1/4 colher chá de nos moscada
1/4 colher chá de cravo em pó
1/2 xícara de açúcar refinado
60g de manteiga
1/4 xícara de óleo vegetal
2 ovos
1/2 xícara de mel
1/2 xícara de leite

Misture a farinha com o bicarbonato, o sal (se for o caso) e os temperos e reserve.
Em outra vasilha bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo. Continue batendo e vá adicionando primeiro o óleo, depois os ovos e então o mel. Ainda batendo adicione metade da mistura de farinha, então o leite e depois o restante da farinha.
Divida a massa entre 12 forminhas de cupcake e asse a 180C até eles dourarem. Deixe que os bolinhos esfriem e então guarde em uma vasilha com tampa, na geladeira por 8h. Isso vai garantir que eles não ressequem e não precisem ser molhados com calda.

225g de cream cheese
100g de manteiga
1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
Miçangas de açúcar douradas, verde e vermelhas
Mini bonequinhos de biscoito – receita aqui

Bata o cream cheese com a manteiga e então continue batendo e vá adicionando o açúcar aos poucos. Deixe na geladeira por pelo menos 1h e então transfira para um saco de confeiteiro com bico estrelado e enfeite os cupcakes com esse creme. Finalize com as miçangas e o biscoito no topo, ou os enfeites que preferir. Você pode servir em seguida mas eles ficam mais gostosos depois de mais 1h na geladeira.

——————————
Em 2015: Ginger Man
Em 2016: Bolo Árvore de Natal
Em 2018: Gemada Natalina